.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

_________

-

_ __

Encontro Cultural

Divulgue gratuitamente sua programação cultural

_

__

-

ALMA DA POESIA

A vida deixa
escancaradas suas duas portas
uma para os que vão nascer
outra para os que vão morrer
.
Quando a morte do poeta se anuncia
o dia se arrepia
Fecha os olhos
pra não ver a bofetada
na alma da poesia
Essa mesma alma
em Gallotti já dizia
que nesses dias tão sofridos
pior do que os mortos
ficam os vivos esquecidos.
.
Ezio Pires

asceu em Cantagalo (RJ), em 1927. Reside em Brasília desde 1960. Poeta, ficcionista, teatrólogo, crítico, jornalista, membro e fundador de diversas entidades culturais de Brasília. Trabalhou no Diário e Emissoras Associados, sendo por muitos anos jornalista doCorreio Braziliense, onde foi um dos mais aguerridos divulgadores da emergente literatura de Brasília. É um dos fundadores do Sindicato de Escritores do Distrito Federal. Recebeu o prêmio Fundação Cultural do DF. De sua vasta bibliografia, destaque para seus livros de poesia: A Beleza tem fome, Da Anta Casa Editora, DF, 1990; Anjas, Da Anta Casa Editora, DF, 1990; Hora marginal, Editora Livraria D. Bosco, DF, 1962; Menina S trinta, Editora Livraria S. José, RJ, 1958; Messias da hora, 1959; O Que os olhos devoram, Editora Cultura, 1992; Poema interrompido, Convênio do SEDF e Cegraf, DF, 1988.

www.antoniomiranda.com.br

-

+++++++

%%%%%

-

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade. Drummond

-






&&&&&

-

Até 20/02/2011 Término do horário de Verão

Para os moradores das regiões Sul, Sudeste ou Centro-Oeste.

-



&&&&&

__

-

Terça, 15 de fevereiro de 2011

Envie para encontrocultural@hotmail.com

sobre eventos culturais promovidos em sua comunidade

-

_ __♫___

&

No próximo dia 03 de março, o Açougue T-Bone inicia a temporada 2011 dos eventos culturais, na entrequadra da 312 Norte.

&

Clube do Choro de Brasília

Em 2011, um dos símbolos culturais do país terá nova sede e muitos projetos musicais

Breve, Brasília poderá contar com um novo espaço cultural dedicado ao Clube do Choro. A nova sede já está pronta, construída no Eixo Monumental, ao lado da antiga, nas dependências do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A obra é mais um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e abrigará, além da tradicional Sala de Espetáculos, a Escola de Choro Raphael Rabello e um Centro de Referência sobre este gênero musical.

www.clubedochoro.com.br

&

Empresas percebem o potencial idoso

Novas maneiras de atender uma população mais velha

Fonte: folha.uol.com.br 14/02

&&&&&

LANÇAMENTO

Frevo da terra

Fonte: correioweb.com.br 15/02

Às vésperas da folia mais aguardada do ano, o Som da Terra acaba de lançar seu décimo disco, Te vira no frevo, em que traz clássicos da música brasileira ao som do genuíno ritmo de Pernambuco.

...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

-

__♫___

-

Destaques dos principais Jornais do Brasil !!! acesse

http://clippingmp.planejamento.gov.br/

-

__♫___

-

++++

&&&&&&

-

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso, existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".Fernando Pessoa

-

++++

15/02 Como Fazer a Diferença em Cenários Competitivos/ FGV

Palestrante:
Prof Dr Fernando Marchesini – Coordenador FGV.
Local: Auditório da FGV/ BRASÍLIA
Horário:19h30
VAGAS LIMITADAS
Informações:
(61) 3799-8000

-

18 e 19/03 Palestra "A Economia da experiência na prática", no Espaço de Eventos da FNAC, no Park Shopping

-

Até 15/02 UFG oferece bolsas para mestrado e doutorado a servidores

Docentes e técnico-administrativos já ligados a programas de pós-graduação podem se inscrever até o dia 15 de fevereiro

-

05 a 08/03 Carnaval em Cavalcante/ GO

(UMA FOLIA NA CHAPADA DOS VEADEIROS)

62. 3494.1507

-

Ensino à Distância

CURSOS: EAD - SENAI-RJ

http://www.educadist.com.br/

-

♪ __

“O liberalismo linguístico de nossos dias, liderado pelos meios de comunicação, torna difícil para o gramático a tarefa de legislar sobre normas gramaticais.”
Domingos Paschoal Cegalla FEV/2010


♪ __

♫_

%%%%%%%%%%%%%

&&&&&&

-

&&&

MARCELO GLEISER

Defendendo a ciência

Fonte: folha.uol.com.br 13/02

Outros países educam seus jovens sobre a importância da ciência; no Brasil, há uma corrente contrária ... Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

-

-

++++

_ __♫___

-

Roda Viva

Segunda –, às 22h.

WWW.tvcultura.com.br

___ __

-

-

_ __♫___

-

A fim de jogar Tênis, Frescobol e Xadrez em Brasília? .. escreva pra gente

encontrocultural@hotmail.com.

-15/02 a 06/03 CINEMA E VÍDEO - Luc Moullet, Cinema de Contrabando/ CCBB

Um dos expoentes do movimento da Nouvelle Vague e conhecido por seu cinema bem humorado, de temática anti-autoritária e de estética inovadora, o diretor e crítico francês Luc Moullet ganha inédita retrospectiva de sua obra | De 15 de fevereiro a 06 de março. SCES, Trecho 2, lote 22

-

15/02 FEITO MENINO no Feitiço Mineiro

306 norte – 22h
Noite especial de samba de raiz com o grupo Feito Menino e a voz marcante de ALEXANDRE GELEIA - Couvert 15,00.

-

-

Estude na Suíça INT/UNB

a assessoria de assuntos internacionais (int/UnB) informa que o instituto Federal suíço detecnologia (École Polytechnique Fédérale de Lausanne) oferece o curso intensivo Programa de Pesquisa de Verão. as aulas vão de 4 de julho a 26 agosto de 2011. Inscrições: até amanhã, 15 de fevereiro. os alunos farão pesquisas em um dos laboratórios dos quatro institutos: Brain

Mind institute, institute of Bioengineering, global Health institute e swiss institute for experimental Cancer research. Confira detalhes no site: http://sv.epfl.ch/summer-research. Mais informações: 3443 5500 (falar com Lucilene) ou sacha.sidjanski@epfl.ch

-

14 a 21/02 Aprenda a contar história na Livraria Paulos

Ensinar a contar histórias é a finalidade da oficina que a contadora de histórias Therezamaria Lucciola de Campos vai apresentar no auditório da Livraria Paulus, no Edifício Central, Loja 15, no Setor Comercial Sul, de 14 a 21 de fevereiro, das 14h às 17h30. Informações: 3225-9847 ou pelo e-mail brasilia@paulus.com.br.
-

14, 21 E 28/02 Palestra Grátis - Ações
Palestra gratuita com o tema Como ser sócio? Invista no mercado de ações”. O objetivo é informar os conceitos básicos, as regras gerais e as responsabilidades de todos os participantes desse mercado, além de mostrar os relatórios disponibilizados pela corretora. Dias 14, 21 e 28 deste mês, sempre às 19h. Local: SBS Quadra 2, Bloco E, Edifício Prime, Sala 704. Informações: 3321-0096.

-

14/02 a 14/09/2012 Curso de Especialização Estado, Governo e Políticas Públicas/ UNB
Pós-graduação Lato Sensu. (360 horas/aula e 60 horas/monografia. Total de 420 horas).
-

Até 26/02 3º Festival Cultural do Gama
De hoje até 26 de fevereiro, no Espaço Cultural Bagagem (Qd 40, Lj 16, Setor Central-Gama). Apresentações a partir das 18h nos fins de semana e às 10h e às 15h, durante a semana. Todos os espetáculos têm entrada franca e a classificação é livre para os infantis e 16 anos para os adultos. Informações: 3556-6605 e 3556-6606.

-

Até 25/02 Na Pista - Balaio Café – 201 norte

Ao som das melhores batidas de hip-hop, reggae, samba e toda a influencia de artistas já tão renomados da cidade, Léo Goulart (Salve Jorge) e Hugo Drop (Percussion Brothers), quebram tudo na pista do Balaio Café que já é conhecido por suas noites cheias de cultura e gente bonita. 61. 78121051 ou 81114627.

-

Até 18/02 TSE seleciona Obra de Arte para sua nova sede

http://www.tse.gov.br/internet/institucional/obraArte/index.html

-

Até 20/02 Teatro – Comédia “ Não durma de conchinha “, do Grupo de 4 é melhor. Teatro dos Bancários – 314 SUL. O espetáculo aborda, de maneira bem humorada, os problemas de um relacionamento amoroso, como o medo da traição e o medo de ser um solteiro infeliz.

-

Até 27/02 Peça remonta últimos dias de Garcia Lorca no TEATRO CALEIDOSCÓPIO – CLSW 102

Uma última cena para Lorca, espetáculo que narra os últimos dias de vida do poeta espanhol Federico Garcìa Lorca, está de volta ao palco do Teatro Caleidoscópio (CLSW 102, Bl. C, Galeria; 3344-0444 – Sudoeste) e fica em cartaz até o dia 27. A partir do texto do dramaturgo Antônio Roberto Gerin, o diretor André Amaro conta a história do feroz opositor do regime fascista espanhol, assassinado aos 38 anos pelas tropas do ditador Franco. Dois dias antes de ser fuzilado, Lorca divide as aflições com a vizinha e tenta concluir sua última obra, enquanto funde elementos da ficção que cria à vida real. As personagens que surgem em sua imaginação são mulheres de uma cidade do interior, ocupadas com os preparativos de uma festa tradicional. O elenco conta com Da Mata, Dina Brandão, Dudu Bartholo, Elia Cavalcante, Flavio Monteiro, Lilian França, Pecê Sanvaz, Sheila Aragão e Vanessa Di Farias. Hoje, às 21h, e amanhã, às 20h. Ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos.

-

Até 27/02 Teatro - Quanto Tempo da Vida eu Levo Para ser Feliz / CCBB

A peça traça um paralelo da história de duas famílias de classe média alta que se entrelaçam, discutindo a relação humana e o amor ao próximo | De 04 a 27 de fevereiro. SCES, Trecho 2, lote 22

-

Até 09/03 Caixa Cultural
(SBS, Q. 4, Lt. 3/ 4; 3206-9448). Até 9 de março. De terça a domingo, das 9h às 21h. Na Galeria Piccola 1, Brasil e a transformação da paisagem. José Caldas reúne 47 imagens sobre como a história recente contribuiu para a mudança da paisagem no país. Na Galeria Piccola 2, Povos indígenas no Brasil. Mostra destaca a multiplicidade da cultura indígena brasileira pelo olhar de Rosa Gauditano.

-

Até 01/03 Projeto Brasil Vocal CCBB | DF

O objetivo principal do projeto é fomentar o repertório de música brasileira para grupos vocais, bem como o surgimento de novos arranjadores. Serão selecionados, para apresentação pública, 12 (doze) arranjos e, destes, três serão premiados. O primeiro lugar ganha R$ 5.000,00 (cinco mil reais); o segundo, R$ 3.000,00 (três mil reais); e o terceiro, R$ 1.000,00 (mil reais). Será oferecido, ainda, um prêmio especial do júri, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o melhor arranjo feito para música do compositor brasileiro Assis Valente (que em 2011 completaria 100 anos de nascimento). SCES, Trecho 2, lote 22

-

Até 12/04 Concurso Nacional de Animação para Internet | CCBB /DF

Regulamento e inscrições: www.animamundi.com.br
Inscrições: de 12 de dezembro de 2010 a 12 de abril de 2011. SCES, Trecho 2, lote 22

-

Até 15/02 CDT seleciona equipe para atuar em projeto (CDT/UNB)

o Centro de apoio ao desenvolvimento tecnológico (Cdt/UnB) seleciona candidatos para atuar no projeto Infraestrutura de alta complexidade para inovação: estudos comparativos de Projetos de Parques Ecológicos, Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica e Centros Vocacionais Tecnológicos do Brasil. o trabalho, de curta duração, procura profissionais para formação de equipe multidisciplinar, entre eles: engenheiro civil, especialista em bancos de dados, administrador, economista e designer ou publicitário. os interessados devem enviar currículo até amanhã, 15 de fevereiro, para o e-mail currículo@cdt.br.

www.cdt.unb.br no link ‘Chamadas Públicas’ ou 3107 4100

-

16 a 20/03 CURSOMuseu Vale abre inscrição para seminário/ ES
O Museu Vale, em Vila Velha (ES), promove a 6ª edição do evento Seminários Internacionais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de hoje pelo sitewww.seminariosmv.org.br. O seminário, que tem como temas arte e desenvolvimento, acontece de 16 a 20 de março.

-

Até Março/2011 Dança de salão
Com a coreógrafa Katia Baggi. Vários ritmos. Aulas duas ou três vezes por semana, às 19h. Possibilidade de novos horários. Preço: R$ 78 (duas aulas semanais) e R$ 117 (três aulas semanais). Local: Colégio Santa Rosa, na 601 Sul. Informações: 9682-8800. Matrículas gratuitas. Início da temporada de samba.
-

Até 11/03 Gestão / IDP
Pós-graduação em direito, políticas públicas e gestão judiciária no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). Formação de operadores jurídicos e servidores para atuarem como agentes estratégicos no aprimoramento das instituições do. As inscrições podem ser feitas até 11 de março. Início das aulas: 14 de março. Preço:15 parcelas de R$873,60. Inscrições pelo site www.idp.edu.br. Informações: 3535-6565.



Até 25/02 FEIRA DE ARTESANATO
Galeria de Arte (Templo da Boa Vontade, SGAS, 915)
Até 25 de fevereiro, das 8h às 20h, feira com trabalhos de artistas e artesãos. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

-


Português

Instituto Fernando Moura

Novas Turmas

Raciocínio Lógico para a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (12/02))))))))))))))))))))) Raciocínio Lógico ( 10/02 )))))))))))))) Matemática para TRF 1. REGIÁO (11/02 )))))))))))

Professor Antonio Geraldo

www.institutofernandomoura.com.br

-

&&&&

PLANO ILIMITADO


Fonte: folha.uol.com.br 14/02


A ANS (Agência Nacional de Saúde) colocará nos próximos dias em consulta pública um projeto que permitirá a demitidos ou aposentados optarem por um novo plano de saúde, diferente do que tinham no antigo emprego, sem ter que cumprir carência de até dois anos para começarem a ser atendidos. É a chamada portabilidade, que hoje não vale para os planos coletivos.

PLANO 2
A mudança, caso seja aprovada, permitirá ao consumidor optar pelo plano que achar melhor e até mais barato. Hoje, a pessoa demitida pode permanecer no plano antigo por apenas dois anos, e ainda pagando integralmente a mensalidade que antes dividia com o patrão. Depois disso, tudo recomeça do zero e o usuário tem de cumrpir novas esperas para usar os serviços.

No mercado, Brasil é Meirelles e Salles

Fonte: folha.uol.com.br 12/02


Antes de vir a Berlim, "Tropa de Elite 2" passou, em janeiro, pelo festival de Sundance (EUA). E José Padilha diz ter saído de lá com vários distribuidores interessados em lançar o filme nos EUA.
... Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

hoje em Brasília

Fonte: correioweb.com.br 15/02 -

Cinema

ESPECIAL

PLANO PILOTO

Luc Moullet, Cinema de contrabando
Centro Cultural Banco do Brasil (SECS, Tc. 2, Lt. 22; 3310-7087). Hoje, às 19h, Obra prima? (França, 2010, 13min) e Jean-Luc segundo Luc (França, 2006, 7min), de Luc Moullet, e O homem da ravina (França, 2010, 54min), de Gerard Courant; e às 20h30, As contrabandistas (França, 1967, 80min), de Luc Moullet. Entrada franca. Não recomendado para menores de 14 anos.

Teatro

PLANO PILOTO

Zeromeiaum — O prefixo da comédia
Garota Carioca (SCN, Q. 3, Bl. C; 3326-1840). Hoje, às 21h. Com Ricardo Pipo, Edson Duavy e Daniel Duncan. Show de stand-up comedy com apresentações dos anfitriões, e dos convidados Léo Lins (Comédia em Pé – RJ) e Paulo Mansur (Setebelos). Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia). Vendas antecipadas: lojas Koni (109 Norte, 209 Sul e QI 11 Lago Sul). Informações: 7813-5548. Não recomendado para menores de 18 anos.

Música

PLANO PILOTO

Pier Acústico
Pier 21 Shopping (SCES ,Tc. 2 Lt. 32,3251-2121, mezanino). Hoje, às 19h, MPB, jazz e rock com Hudson Borges. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Bares

PLANO PILOTO

Feitiço Mineiro
(306 Norte, Bl. B, Lj. 45; 3272-3032). Hoje, às 22h, samba com o grupo Feito Menino. Couvert: R$ 15.

Senhoritas Café
(408 Norte, Bl. E, Lj. 44; 3340-2696). Hoje, às 19h30, Terça Beatles com Ted Falcon, Pedro Martisn, Eduardo Belo e Célio Maciel. Couvert: R$ 8.

Taguatinga

Chá da Boa
(QSD 23, Lt. 40, Lj. 3, Pistão Sul, Taguatinga Sul; 3536-4587). Hoje, às 20h, projeto Viola da boa com a dupla Hudson Mello e Fellippe. Couvert: R$ 7.

Onde dançar

Plano Piloto

Bar do Calaf
(SBS, Ed. Empire Center, térreo; 3325-7408). Hoje, às 21h, samba com grupo Adoraroda. Entrada: R$ 10, até às 23h; e R$ 15, após. Não recomendado para menores de 18 anos.

Exposições

PLANO PILOTO

Empregando cores
Confeitaria Fran's (205 Sul, Bl. C, Lj. 25; 3244-6600). Até 28 de fevereiro. Diariamente, das 8h às 20h. Pinturas em tela de Milta Marques.

Espaço Cultural Renato Russo
(508 Sul; 3443-6039/3443-1559). Até hoje, das 9h às 21h., Mirada desobediente — Do pueril ao infantil. Aspectos do universo infantil refletidos nos trabalhos de 14 artistas da cidade. Até 28 de fevereiro, Anjos Urbanos. A artista gaúcha Cláudia Bertolin utiliza a técnica fusing para fundir chapas e pedaços de vidro misturados com metais para abordar os temas reciclagem e meio ambiente em 17 obras.

Gabinete de arte — Glênio Bianchetti
Câmara dos Deputados (Salão Verde, Esplanada dos Ministérios). Até 28 de fevereiro. De terça a domingo, das 9h às 17h. Trabalhos da trajetória do artista desde a década de 1940 até os dias atuais.

Mariko Mori — Oneness
Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tc. 2, Cj. 22; 3310-7087). Até 3 de abril. De terça a domingo, das 9h às 21h. Trajetória da artista com trabalhos que envolvem arte e tecnologia.

Mestres contemporâneos da gravura brasileira
Perez & Prado Antiquários (SHS, Q. 5, Cj. A, Bl. B. Lj. 43, Brasil 21). Até 24 de fevereiro. De segunda a sexta, das 14h às 19h. Coletiva de gravuras de Anna Bella Geiger, Betty Bettiol, Carlos Scliar, Darel Valença Lins, Eduardo Sued, Fernando M. Velloso, Frans Krajcberg, Marcelo Grassmann, Milton da Costa, Renina Katz e Sylvio Fialho.

O quati e outros bichos
Biblioteca Demonstrativa de Brasília (506/507 Sul; 3244-3015). Até 4 de março. De segunda a sexta, das 7h30 às 23h; e sábado, das 8h às 14h. Mostra composta de 14 telas com poemas de Vicente Sá e ilustrações de sete crianças em parceria com a artista plástica Selma Mangala enfatizam a vida e as características dos animais.

CRUZEIRO

Joá
Centro Cultural Rubem Valentim (Biblioteca do Cruzeiro, Área Especial, Q. 3, Cruzeiro Velho). Até 13 de fevereiro. De segunda a sexta, das 9h às 18h. O desenhista Joá exibe caricaturas de personalidades que marcaram a história do Brasil com Pixinguinha, Mestre Viatlino, Oscar Niemayer, entre outros.

PERMANENTES

NÚCLEO BANDEIRANTE

Museu Vivo da História Candanga
(Via Epia Sul, SPMS, Lt. D; 3301-3590). De terça a domingo, das 9h às 17h. Poeira, lona e concreto — As marcas do tempo permanecem. Fotografias, diferentes ambientações, instrumentos, textos, móveis e objetos que contam a história de Brasília desde a Missão Cruls. Renovação e tradição — Novos caminhos. Produtos artesanais frutos do resultado da interação entre artesãos do DF e designers profissionais com experiência no setor artesanal. Os muitos mestres que enriquecem a nossa vida. Mostra revela trabalho de artistas populares e artesãos de diversas regiões brasileiras. O cerrado de pau de Pedro. Acervo do artista Sr. Pedro de Oliveira Barros, o Seu Pedro, mostra o imaginário do artista e sua forte relação com o cerrado.

PLANO PILOTO

Projeto Casulo
Centro Cultural Banco do Brasil (SCES, Tc. 2, Cj. 22; 3310-7087). De terça a domingo, das 9h às 21h. Espaço de diversão infantil nos jardins do CCBB com obras de Darlan Rosa.

FOTOGRAFIA

PLANO PILOTO

Ateliê
Espaço f/508 de Fotografia (413 Norte, Bl. D, Sala 113; 3347-3985). Até 25 de fevereiro. De segunda a sexta, das 14h às 20h. Mostra coletiva composta pelos projetos Brasília pequena (Bete Coutinho), Redoma (Janaína Miranda), Reflexos do tempo (Antonio A. Nepomuceno) e Tercetos (Júlia Salustiano).

Caixa Cultural
(SBS, Q. 4, Lt. 3/ 4; 3206-9448). Até 9 de março. De terça a domingo, das 9h às 21h. Na Galeria Piccola 1, Brasil e a transformação da paisagem. José Caldas reúne 47 imagens sobre como a história recente contribuiu para a mudança da paisagem no país. Na Galeria Piccola 2, Povos indígenas no Brasil. Mostra destaca a multiplicidade da cultura indígena brasileira pelo olhar de Rosa Gauditano.

Espaço Cultural Contemporâneo — Ecco
(SCN, Q. 3, Bl. C, Lj. 5; 3327-2027). De terça a domingo, das 9h às 19h. Até 20 de fevereiro, Adaptação. Gustav Liliequist utiliza a fotografia para explorar questões de identidade, enfatizando o processo de adaptação em meios urbanos; e Vida acolchoada. Obras da artista plástica Aline Ogliari com uso de materiais como pano e isopor.

Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
(Câmara dos Deputados, Edifício Principal; 3215-8080).
De segunda a sexta, das 9h às 17h. Até 17 de fevereiro, na sala de Exposições, Brasília capital da cultura. Patrick Grosner, Dalton Camargos, Chico Simões, Bento Viana e Tatiana Reis, entre outros e os fotógrafos do Correio Braziliense Iano Andrade e Monique Renne, participam da mostra coletiva que retrata Brasília. Até 18 de fevereiro, no corredor de acesso ao Plenário, Prêmio Câmara de Fotografia. Mostra expõe 40 fotografias selecionadas no Prêmio.

OUTROS

GAMA

1º Festival Cultural
(Q. 40, Lj. 16, Setor Central ; 3556-6605). Hoje, às 10h, Daqui, dali, dacolá... As três cores do Brasil, com a Cia. Daqui; e às 15h, Flor do sertão, com o grupo Cidade dos Bonecos. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tiras de letra nota 10
Biblioteca Demonstrativa de Brasília (506/507 Sul, Av. W3; 3244-3015). Hoje, às 19h30 lanç

Fonte: correioweb.com.br 15/02




Algumas dicas de Dieta

“A proteína, encontrada em ovos, peito de peru, tofu e iogurte, por ter uma digestão mais lenta, engana o cérebro e evita que a fome volte rápido. Frutas como melancia e melão são ricas em fibras e água, o que promove saciedade. O chá de ervas por ter efeito calmante “engana” o estômago. Capim cidreira reduz a compulsão e cravo e canela diminui o desejo por doces. A soja tostada, por ser rica em fibras e isoflavonas modera a gula”.

Levando em consideração a composição nutricional do fruto da berinjela, este pode ser considerado fonte de minerais e vitaminas. As análises laboratoriais mostram que, em 100g de berinjela crua encontram-se, em quantidades consideráveis, os seguintes minerais: cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. As principais vitaminas encontradas são: vitamina A (retinol), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina) e vitamina C (ácido ascórbico). Além disso, a berinjela destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais; uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino e formação do bolo fecal; além de ser considerado um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.

-

14//02 ... FARMÁCIA POPULAR
REMÉDIO PARA PRESSÃO ALTA SERÁ GRATUITO

Fonte: folha.uol.com.br 04/02
A partir do dia 14, os medicamentos para diabetes e hipertensão serão gratuitos em 15 mil drogarias da rede Farmácia Popular no país.

-

O papel dos servidores no Poder Judiciário

Fonte: conjur.com.br

Os servidores do Poder Judiciário são personagens essenciais na boa administração da Justiça. Suas atividades são reguladas nos Códigos de Processo Penal e Civil, leis federais esparsas (v.g. Justiça Federal, Lei 5.010/66) e em Códigos de Organização Judiciária Estaduais.

... Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

FEVEREIRO/2011

FEV/2011 ESA/DF OFERECE CURSOS PRESENCIAS EM FEVEREIRO DE 2011

A Escola Superior de Advocacia lançará no mês de fevereiro os seguites cursos: "Recursos Trabalhistas" a ser ministrado pelo Prof. Gáudio de Paula nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro; "Administração Legal - manual de procedimentos e organização e métodos para Escritórios de Advocacia nos dias 14, 16, 21, 23, 28/02, 14, 16, 21, 23 e 28 de março, com a Profa. Erika Siqueira. "Controle de Constitucionalidade" será ministrado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro com o Prof. Zélio Maia, e "O Divórsio de Acordo com a Emenda Cosntitucional 66/2010", a ser realizado no dia 23 de fevereiro. A programação completa dos cursos pode ser acessada no link Cursos Presenciais. Fonte: http://www.oabdf.org.br

-

FEV/2011 Índios em multimídias/ CAIXA CULTURAL
Duas exposições fotográficas serão abertas na quarta-feira, na Caixa Cultural (SBS, Q. 4, Lt. 3/ 4; 3206-6456). Na Galeria Piccola 2, a mostra multimídia Povos indígenas no Brasil traz fotos de Rosa Gauditano (pesquisadora que acumula 20 anos de trabalho com 34 das mais de 225 etnias do país) e dois documentários produzidos por índios xavantes. Na quarta, às 16h, haverá palestra com a professora indígena Jaciara Martim. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3206-9892. E na Galeria Piccola 1, o sergipano José Caldas inaugura Brasil e a transformação da paisagem. O fotógrafo propõe uma reflexão sobre como a história recente do país influenciou mudanças na paisagem natural da Chapada Diamantina, Serra da Canastra e cerrado do Tocantins em 47 fotos. Visitação de terça a domingo, das 9h às 22h. Informações: 3206-9448. Fonte: correioweb.com.br 31/01

-

FEV/2011 Cursos diversos/ GOIÂNIA

O Centro de Memória e Referência de Goiânia - Grande Hotel continua recebendo matrículas para os vários cursos que oferece. As áreas são: teoria musical, capoeira angola, guitarra, violão, dança de salão percussão, teclado, espanhol para adultos e crianças, baby class (para crianças acima de 3 anos), banda musical para crianças, coral adulto e infantil, balé para jovens e adultos, pintura em tela, xadrez e violino. As mensalidades custam 38 reais. Endereço: Av. Goiás, esquina com Rua 3, Centro. Mais informações: 3524-4402/ a3524-4403.

-

16/02 CHORINHO COM FUTEBOL no Feitiço Mineiro

306 norte - Das 19 às 22h
O grupo É DO QUE HÁ esquenta as noites das quartas antes dos jogos de futebol com o melhor do chorinho. Formado por Rafael Bandol, Tanisse Silva, Felipe Pessoa, Luís Vilela e Nelsinho Serra, apresenta repertório que passeia por Jacob do Bandolim, Pixinguinha e outros mestres do choro – Na parte externa - Couvert R$ 3,00.

-

16/02 Programa de Cursos Telepresenciais da Esa e da OAB-PE

www.conjur.com.br

-

17 a 21/02 Oficinas – “O Ator Dramaturgo I e II”

Grupo Espanca!. inicia suas atividades do ano com apresentações da peça Marcha para Zenturo e oficinas gratuitas do Grupo XIX (SP) em sua sede recém inaugurada. Endereço: Rua Aarão Reis, s/n, Centro

Dias: 17 a 21 de fevereiro

-

17/02 LUIZ CARLOS no Feitiço Mineiro

306 norte - 22h . Cantor de linda voz, cover do inesquecível JESSÉ - Couvert R$ 15,00.

-

18 a 20/02 Espetáculo Escola de mulheres no Teatro Nacional

Elizabeth Cupertino traz o espetáculo Escola de mulheres à Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Claudio Santoro, de 18 a 20 de fevereiro. L’école des femmes é uma peça do dramaturgo francês Molière. “Ao mesmo tempo em que promove muita diversão ao público, estimula reflexões sobre individualismo, poder, moral, amizade, confiança e relacionamento amoroso, entre outros sentimentos humanos”, ensina Elizabeth.

--

18/02 IFE TOLENTINO - 22h30
Apresenta o show Brasilía Jazz, que faz referência à música brasileira que Ife divulga na Europa há 18 anos. Brazilian Jazz é a maneira que os europeus se referem a esse estilo de música brasileira, com harmonia e melodia sofisticada. No repertório, além das composições autorais, gravadas na Inglaterra e Islândia, estão incluídas interpretações rearranjadas de Tom, Vinicius, Toninho Horta, Baden, Beatles, Lobão e os irmãos Clodo, Climério e Clésio Ferreira, entre muitos outros nomes expressivos da música mundial - Couvert 25,00.

-

18/02 Banda Pegada Black

Samba Rock – Black Music - Samba

c/ Marcelo Mira no Arena Futebol Clube – St. Clubes Sul

-

19/02 COMÉDIA - “MINHAS SINCERAS DESCULPAS” – TEATRO NACIONAL por Eduardo Sterblitch. – Fred Mercury Prateado – Direto do pânico da TV

-

19/02 DIVERSIDADE - marcha contra a homofobia em SP
Para comemorar a ampliação do Disque 100, serviço telefônico que passará a receber também denúncias contra casos de homofobia.

-

21 a 25/02 FS oferece curso de verão – UNB

o Laboratório de toxicologia da Faculdade de Ciências da

saúde (Fs/UnB) convida a comunidade para participar do II Curso de Verão de Toxicologia. o curso vai de 21 a 25 de fevereiro. são cinco módulos, com carga horária total de 40h, nas áreas de toxicologia clínica, Métodos alternativos à experimenta ção animal, Carcinogênese,

toxicologia ocupacional e de Medicamentos. as aulas serão ministradas no auditório 3 da Fs, campus darcy ribeiro. Vagas: 400. inscrições até 4 de fevereiro no interFoCo, Multiuso i, Bloco a, sala at-57/7. Valor: graduandos (r$ 50), pós-graduandos (r$ 70),

profissionais (r$ 100). Veja a programação completa no site: www.toxicologia.unb.

br/verao2011. > Mais informações: 3107 5917/5918.

-

24/02 DEBATES - Bioética
O Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde, com apoio da Fiocruz, realiza um ciclo de debates para aprofundar temas relacionados à saúde. Dia 24, das 9h às 12h. Local: auditório do Bloco Educacional da Fiocruz Brasília — L3 Norte, Câmpus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SG 10, 1º andar. Informações: 3329-4582 e www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br.

-


26 e 27/02 Projeto cultural / SÃO SEBASTIÃO
Em São Sebastião, será realizada, entre os próximos dias 26 e 27, a Oficina de Controle Social do Projeto Viabilizando Nossa Cultura II. A meta é capacitar agentes para atuar no processo de elaboração e execução de políticas públicas culturais no DF. Durante a oficina, serão debatidos os orçamentos da Cultura do DF e federal, bem como o processo de Emendas Orçamentárias. Das 9h às 18h, no Colégio São Francisco, em São Sebastião. Todas as atividades são gratuitas. Mais informações pelo e-mail .

-

M A R Ç O / 2 0 1 1

-

03.03 Açougue Cultural T-Bone

No próximo dia 03 de março, o Açougue T-Bone inicia a temporada 2011 dos eventos culturais, na entrequadra da 312 Norte. A primeira edição do Quinta Cultural e do Movimento Viva Arte deste ano contará com a presença do secretário de Cultura do DF, Hamilton Pereira da Silva, que abordará sobre políticas culturais da sua gestão à frente da Secretaria.

O público irá prestigiar show “+ do que Parece”, da cantora e compositora Lucina, acompanhada do músico Daniel Sant’ Ana no violão e no bandolim. A noite terá ainda apresentação do pianista Túlio Borges e da cantora Litieh Pacelle e teatro de bonecos com os bonequeiros Onildo Junior e Carlos Machado. O evento começa com o teatro às 18 horas.

-

14 e 15/03 Curso Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais e Culturais e sua Captação de Recursos / BRASÍLIA
Data: 14 e 15 de março (das 19h às 22h). Local: (à confirmar). Facilitador: Ricardo Falcão. Diálogo Social - (11) 2281-9643

-

18/03 Lulina no Teatro Oi Brasília

SHTN Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C - Vizinho do Palácio da Alvorada. http://www.teatrobrasilia.com.br/

-

24 a 26/03 FÓRUM MUNDIAL DE SUSTENTABILIDADE – MANAUS/AM

www.forumdesustentabilidade.com

-

Abril/11 Iº Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste/ UFG/GO

-

01/04 Professor analisa obra de Hélio Oiticica/ UNB

no dia 1º de abril, o professor da Faculdade de arquitetura e

Urbanismo (FaU) reinaldo guedes Machado será o autor da

conferência Museu é o Mundo – política e arte na obra de Hélio

Oiticica. o evento será realizado no auditório do Programa de

Pós-graduação da FaU (PPg/FaU), no iCC norte. Horário:

15h. ao final da conferência, o público confere a apresentação

do filme Câncer, com direção de glauber rocha e participação

de Hélio oiticica. a organização é do Laboratório de estudos

da Urbe, do PPg/FaU.

> Mais informações: 3307 245

-

11 e 12/04 Como implementar a Gestão em Unidades Judiciárias

www.conexxoes.com.br

-

14 e 15/04 Curso - Gestão por Competências

Como modelo integrador dos Processos de Gestão de Pessoas

www.conexxoes.com.br

-

-

-

05 e 06/04 FÓRUM HSM GESTÃO E LIDERANÇA / SP

www.hsm.com.br

-

Maio/2011 Seminário em NY abordará marketing esportivo
Evento abordará Copa e Olimpíada no Brasil
-

18 a 20/05 Congresso Internacional de Direito Societário/ SP

Fonte: conjur.com.br

-

29/05 a 04/06 3ª Semana de Meio Ambiente/ ANÁPOLIS/GO

-

29/05 a 04/06 3ª Semana de Meio Ambiente/ ANÁPOLIS/GO

Que acontecerá entre os dias 29 de maio a 4 de junho, com atividades na unidade do SESC, no Parque Ambiental Ipiranga e na Praça Dom Emanuel.Fonte: anapolis.go.gov.br

-

06 a 10/07/2011 Flip retorna ao mês de julho na edição do ano que vem/ RJ

A organização da Flip divulgou a data da nona edição do evento. Em 2011, a Festa Literária Internacional de Paraty ocorrerá entre os dias 6/7 e 10/7.
Trata-se do retorno ao mês de julho, em que o evento era tradicionalmente organizado, coincidindo com o período das férias escolares.
Neste ano, a realização foi deslocada para agosto, para que não coincidisse com a Copa do Mundo, o que gerou descontentamento.
A próxima Flip será a primeira sob a curadoria de Manuel da Costa Pinto, mestre em teoria literária e literatura comparada pela USP e crítico da Folha.
O evento da cidade do sul fluminense é realizado desde 2003. FSP 04/12

-

22 a 26/08 LITERATURA - 14ª Jornada de Passo Fundo irá debater leitura e as novas mídias/ SP
A 14ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS) terá como tema "Leitura entre Nós: Redes, Linguagens e Mídias". O evento, que completa 30 anos, acontecerá entre os dias 22 e 26 de agosto na Universidade de Passo Fundo www.jornadadeliteratura.upf.br.
-

23 a 30/09 Rock in rio

(www. rockinrio.com.br)

-

-

__♫___

Oposição no Brasil é "pobre", diz CNI

Fonte: folha.uol.com.br 14/02



Robson Andrade, presidente da confederação da indústria, critica políticos que pedem salário mínimo de R$ 600

Alinhado com a gestão Dilma, empresário diz que insistência por salário mínimo maior não beneficia o país


__♫___

&&&&&&

&&&&&

VINICIUS TORRES FREIRE

Fonte: folha.uol.com.br 15/02



A oposição se desmancha

Individualismo rudimentar e mudança climática na política brasileira ameaçam existência de PSDB e de DEM

A AGONIA dos partidos de oposição é evidente desde 2010. Há tempos doentes de dengue programática e anorexia social, partidos como PSDB e DEM parecem agora ter se entregue à autoamputação.
...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

♪ __________

Cultura

são todas as formas de vida e de expressão de uma sociedade determinada. Como tal inclui costumes, práticas, códigos, normas e regras da maneira de ser, vestir-se, religião, rituais, normas de comportamento e sistemas de crenças. De outro ponto de vista poderíamos dizer que cultura é toda a informação e habilidade que possui o ser humano que resultam úteis para sua vida cotidiana.

_ __♫___

-

&&&&&

C u r t i n d o

Goiás ...

-

16/02 Reforma do CPC / OAB/GO

A ESA-GO promove QUARTA - 16 a palestra Onda Reformista do CPC, na Subseção da OAB-GO de Posse. O evento será realizado às 19 horas, na sala de audiência do fórum local.

-

01 e 02/03 FGV GOIÄNIA - PALESTRA GESTÃO PRATICA DO VAREJO COM PRO FESSOR EDMOUR SAIANI

WWW.EMPREZA.COM.BR/FGV

-

Prevenção - Uma exposição virtual de cuecas customizadas por artistas plásticos é a iniciativa da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (Abapc) e dos próprios artistas para chamar a atenção dos homens para a prevenção ao câncer de próstata. As pessoas são convidadas por e-mail a visualizar a página. A campanha começou em 2009, com 15 artistas e continua dando o que falar na internet. Fonte: opopular.com.br 14/02

-

Projeto 5ªtiva volta à cena/ JAÓ

O Projeto 5ªtiva, que animou por muito tempo as noites das quintas-feiras do Centro Cultural Martim Cererê, volta à cena da cidade, em novo formato e em novo local. A ideia é que o projeto seja bimensal e, a cada edição, ocorra em um local diferente. Os ingressos, que custam 20 reais, só estarão à venda no local. Endereço: Chácara Recanto dos Girassóis (Planet Soccer), Alameda Pampulha, nº 507, Setor Jaó. Mais informações: 3932-1211 e no site www.5ativa.com.br.

FEV/2010 Aulas de dança

Fernanda e Patrícia Rabelo estão com inscrições abertas na Dança e Cia para balé clássico, dança de salão, sapateado, street dance e jazz. Rua T-52, número 60, S. Bueno. Fone: 3253-1805.

18/02 Evento: Minhas Sinceras Desculpas por Eduardo Sterblitch / GOIÂNIA
data: 18/2/2011 (sexta-feira). local: Teatro Rio Vermelho Centro de Convenções
telefone: (62) 3582-0009

-

Até 01/03 Individual de Sargento Hudson

O Address Hotel prorrogou a exposição do artista Sargento Hudson até o dia 1º de março. A mostra reúne 20 novas obras pintadas em óleo sobre tela. Os estilos e temáticas são variados e passam pelos florais, paisagens e vida animal. Hudson Santana Curvo, 39 anos, é goianiense, bacharel e pós-graduado em Direito e policial militar há mais de 20 anos. Na PM, desempenha missões na área operacional e administrativa. Pela trajetória profissional, recebeu várias condecorações e comendas. Hudson é também desenhista autodidata desde a infância, mas somente há cerca de três anos sentiu interesse pelas telas. Desenvolveu sua capacidade com as telas em óleo sobre tela com professores de artes do Estado. O artista já participou de diversas exposições individuais e coletivas em Goiás. As visitas podem ser feitas diariamente, das 9 às 19 horas. O Address Hotel fica na Av. República do Líbano, nº 2.526, Setor Oeste. Telefone: 3257-1000.

-

15/02 SAMBA SOLIDÁRIO

O projeto Terça Nobre do restaurante e bar Pau Brasil reúne hoje, a partir das 19horas, vários grupos com repertório de samba. Toda a arrecadação com o couvert artístico será destinada a instituições beneficentes. Os shows de hoje serão dos grupos Esquina Quatro, Sambaobá, Copacabana e do cantor Julinho Spicacci (foto). Couvert a R$ 10. O Esquina Quatro está com nova formação: Pedro Gaveta, Silas da Hora, Lucas Ribeiro, Faustho Feliz e Júnior Staccato, que vão interpretar os clássicos do samba. O trio Sambaobá é formado por Gustavo Ribeiro, Igor Zargov e Danilo Rosolem, com repertório centrado no samba e na MPB. A banda Copacabana é composta pelos músicos Ricardo Paniago, Augusto Borges, Fernando Fernandes e Renato Braga. Já Julinho Spicacci é um paulista radicado em Goiânia que vai se apresentar com voz e violão. Av. T-1 esq. com Av. T-10 , nº 2.633, S. Bueno. Telefone 3088-2400.

-

09/04 a 04/05 SEXUALIDADE HUMANA

Os professores Dalva de Jesus Cutrim Machado e Rai Milton Carvalho vão ministrar o curso de extensão Sexualidade Humana do dia 9 de abril ao dia 4 de maio na PUC Goiás. As matrículas já estão abertas. As aulas serão ministradas todos os sábados, das 8 às 18 horas, com carga horária de 40 horas. O curso terá validade para complementação das atividades acadêmicas. As matrículas podem ser feitas pelo site www.pucgoias. edu.br/cursosdeextensao.

-

15/02 SHOW COM WENDELL PASSOS

O ator e cantor Wendell Passos apresenta-se no Bar Rio hoje, às 20 horas. Ele divulga seu show, intitulado Apaixonado. O repertório transita em torno dos gêneros popular e romântico e traz também sucessos do forró. São hits consagrados nas vozes de cantores como Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, Amado Batista, Robeto Carlos, Zé Ramalho e Zélia Duncan. Wendell Passos estudou música popular com Ângela Herz e, como ator, já atuou sob a direção de Jesus Chediak, André Paes Leme e Aderbal Freire Filho. Formado em Artes Cênicas na Uni-Rio, Wendell Passos também tem experiência na televisão, com participações em programas como Linha Direta e Por Toda a Minha Vida, da TV Globo. Na emissora, trabalhou ainda na equipe cênica do programa TV Colosso. No cinema participou de curtas-metragens e atuou no longa Minha Vida em Suas Mãos. Rua 229,n° 240, Setor Leste Universitário. Informações: 3215-7406.

-

PROCESSO SELETIVO

Estão abertas até o dia 14 de março as inscrições para o processo seletivo para formação do calendário de 2011 da Galeria Antônio Sibasolly, em Anápolis. O edital da galeria e maiores informações sobre a seleção podem ser conferidas no site www.anapolis.go.gov.br.

CONCURSO LITERÁRIO

O Instituto Geia abriu inscrições ao Prêmio 4º Centenário de São Luís do Maranhão - Uma História da Cidade. O concurso vai premiar o autor de uma obra de ficção, com fundamentação histórica, sobre São Luís. Com o concurso, a cidade recebe uma homenagem pelos seus 400 anos, que serão comemorados no dia 8 de setembro de 2012. As inscrições ao concurso são gratuitas e podem ser feitas até 8 de abril deste ano, no site www.geia.org.br. Os trabalhos deverão ser entregues até 8 de março de 2012.Podem participar pessoas de qualquer nacionalidade, concorrendo com apenas uma obra. O vencedor receberá certificado e um prêmio de R$ 50 mil, mais a publicação da obra, com a tiragem de 2 mil exemplares. Informações na sede do Instituto Geia (Av. Cel. Colares Moreira, Qd. 121, nº 1, sala 102, bairro Renascença, São Luís, MA), pelo e-mail geia@geia.org.br ou pelo telefone (98) 3227 6655.

HUMOR COM DENNER BRUNO

A Temporada do Riso do Café Nice recebe nesta terça-feira o ator Denner Bruno, 23 anos, que se apresenta a partir das 20h30. O humorista leva ao palco seus personagens Keytyely, uma drag queen que conta suas histórias e peripécias amorosas, e Todim, um ladrão profissional que só se dá mal em suas ações. Denner Bruno, que em seus shows apresenta um vasto repertório de piadas, há dois anos se apresenta como humorista e participa de concursos de humor, conseguindo boas colocações. O show tem couvert artístico de R$ 7. Av. T-11 esquina com Rua T-36, Setor Bueno. Telefone: 3541-4690.

FESTIVAL CULTURAL

O espaço cultural Bagagem realiza até o dia 26 a terceira edição do Festival Cultural na cidade do Gama. Com apresentações gratuitas de teatro, música, cultura popular e comédia.

-

Fonte: opopular.com.br 15/02

-

-

"Lembrar Auschwitz-Birkenau é lembrar todas as vítimas de todas as guerras injustas, todas as ditaduras que tentaram calar seres humanos". "a memória é uma arma humana para impedir a repetição da barbárie". ... disse a presidente Dilma Rousseff na primeira visita oficial dela ao RS.

-

-

PROGRAME-SE

-

-

15, TERÇA-FEIRA

-

O Popular - O punk na tela

Quinze trabalhos do artista plástico Oscar Fortunato compõem a exposição Na Periferia do Punk, que ele abre na Galeria Marcos Caiado, com direito a apresentações do grupo Vida Seca, dos DJs Ivan, Abdala e Glau-kushi e do trombetista Reinaldo Punk, além da videoarte de Marcela Borela. Os trabalhos de Oscar Fortunato falam de uma visão específica sobre o caos, a morte e as resistências diante das dificuldades da vida, sempre por uma perspectiva que inquieta e surpreende. As obras - 15 no total - utilizam diversas técnicas, como o spray, o óleo sobre tela, adesivos (stickers) e serigrafia, incluindo também intervenções sobre objetos. A exposição estará em cartaz até o dia 25 de fevereiro. A Galeria Marcos Caiado fica na Rua 1.136, nº 56, Setor Marista. Mais informações: www.oscarfortunato.com.

-

16, QUARTA-FEIRA

-

Noite de paquera/ Bolshoi

Os DJs Rodrigo Carrilho e Lincoln Turini vão se encarregar do som na noite Encontro dos Solteiros, que rola no Bolshoi Pub, a partir das 22 horas. Trilha sonora feita para quem quer encontrar alguém mais especial. O Bolshoi fica na Av. T-2 com Rua T-53, Setor Bueno. Mais informações: 3285-6185.

-

17, QUINTA-FEIRA

-

Canto de Ouro

Em mais uma edição do projeto Canto de Ouro, que vai de quinta a sábado, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, o palco será ocupado pelos cantores Lucas Faria, Cristina Guedes, Tonzera e Grace Carvalho. Na banda que acompanha os intérpretes estão Fred Valle, Bruno Rejan, Luiz Chaffin, Diego Amaral e William Cândido. A apresentação terá repertório variado e estilos diferentes compartilhando a mesma cena. Ingressos a R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada). O show começa às 21 horas. O Goiânia Ouro fica na Rua 3 com Rua 9, Centro. Informações: 3524-2541.

-

18, SEXTA-FEIRA

-

Monólogo trágico-cômico

O ator Eduardo Sterblitch, mais conhecido do grande público como o personagem Freddie Prateado, do programa Pânico na TV, subirá ao palco do Teatro Rio Vermelho para mostrar uma outra faceta de seu talento. Na peça Minhas Sinceras Desculpas, ele sustenta um monólogo trágico-cômico que envolve várias linguagens dramatúrgicas, do clown ao musical. Na história, um ator frustrado tenta se convencer de que sua carreira ainda tem jeito, mas acaba se deparando com um incontornável tédio com a dura realidade de que não tem como prender a atenção da plateia em sua imensa dificuldade de ser original. O monólogo, que alterna momentos trágicos com episódios cômicos, é diferente na medida em que Eduardo não está só no palco. Ele é acompanhado por uma banda que faz a trilha sonora do espetáculo ao vivo, com um repertório de clássicos. A supervisão do espetáculo é de João Brandão, professor do Teatro Tablado e autor da Rede Globo. A peça começa às 20h30. No Centro de Cultura e Convenções de Goiânia (Rua 4, Centro). Informações: 3219-3400.

-

%%%

-

FEV/11 Culinária japonesa

A professora Ivana Rincon está oferecendo um curso de culinária japonesa, no qual ensina a preparar pratos como sashimi. Mais informações: 3941-2172/8421-2562.

-

FEV/11 MOSTRA - Universo feminino

Fica em cartaz até o fim do mês, no Museu da Imagem e do Som, a exposição Mulheres, Ritos e Retratos, com textos e fotos que destacam a mulher goiana. A mostra é composta por mais de 300 imagens registradas por profissionais que vão desde os pioneiros Priscila Barbosa, Alencastro Veiga, Eduardo Bilemjian, Luis Pucci, Paratéca e Alois Feichtenberger aos contemporâneos Rosary Esteves, Cida Coutinho, Sílvia de Souza, Paulo Rezende, Nelson Santos, entre outros. Textos da poeta Cora Coralina integram também a exposição. O objetivo da mostra é apresentar as mudanças referentes à mulher ao longo do século 20. Horários de visitação: às segundas-feiras, das 14 às 18 horas; de terça a sexta, das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Praça Cívica, nº 2, Centro. Mais informações: 3201-4658/3201-4645.

-

FEV/2011 Seminários de psicanálise

A Fazenda Freudiana de Goiânia, núcleo de estudos de psicanálise, abre sua agenda de trabalhos hoje, a partir das 20h30, com um seminário introdutório sobre a questão das perversões, coordenado pelo psicanalista Roberto Mello. Ao longo deste mês, serão promovidos outros seminários e estudos conduzidos por Mello tendo como base o artigo Kant com Sade, escrito por Lacan, em que o teórico analisa a estrutura das fantasias humanas. Mais informações: 3212-3900.

-

16 a 22/02 Oficina de contos

A União Brasileira de Escritores - Seção de Goiás (UBE-GO) vai promover, de 16 a 22 deste mês, uma oficina de contos com o escritor e professor Lacordaire Vieira. As aulas serão ministradas na sede da entidade (na Rua 21, nº 262, Centro, ao lado do Colégio Lyceu), das 15h30 às 17h30. Os dez melhores contos produzidos pelo grupo durante a oficina serão publicados no site da entidade (ubebr.com.br). Além de aprender técnicas de escrita, os participantes também vão conhecer um pouco da história do gênero, passando pelas diversas escolas literárias. Há 40 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas para os associados da UBE e custam 25 reais para o público em geral. Mais informações: 3225-7402.

-

17/02 a Março/11 Visões do carnaval

Trabalhos de 16 artistas plásticos e designers de Goiás estarão reunidos na mostra coletiva Vendo o Carnaval, que terá seu vernissage na quinta-feira- 17, às 19 horas, na Potrich Galeria de Arte Contemporânea. A visitação ao público começa no dia seguinte, entre as 10 e as 18 horas (segundas a sextas-feiras) e entre as 8 e as 13 horas (sábados). São telas, esculturas, instalações, desenhos, trabalhos em moda, design, grafite, arquitetura e artesanato. A exposição contará com a arte de Carlos Sena, Pitágoras, Divino Sobral, Kátia Jacarandá, Gustavo Rizério, Vula Toubas, Wés (foto), Ronan Gonçalves, Alejandro Zenha, Rossana Jardim, Sandro Gomide, Vinicius de Castro, Sandro Tôrres, Gilvan Cabral, Luiz Mauro e Marcos Caiado. A curadoria é de Gilmar Camilo. A iniciativa também é uma homenagem a Antônio Poteiro, que tem uma tela com o título Vendo o Carnaval. Na abertura da mostra haverá a apresentação da Escola de Samba do Largo do Rosário, da cidade de Goiás. A Galeria Potrich fica na Rua 52, nº 689, Jardim Goiás. Telefone: 3945-0450. Fonte: opopular.com.br 14/02

-

21/02 a Mai/2011 Curso de iniciação artística

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Casa das Artes, está recebendo inscrições para o 1º Curso de Iniciação Artística, que tem data prevista para começar no dia 21 deste mês e se estenderá até maio. O curso, na verdade, é dividido em três modalidades - teatro infantil, formação de ator e técnicas circenses -, que poderão ser seguidas de forma independente. Os profissionais que ministrarão as aulas são Marília Ribeiro, atriz e autora teatral e uma das fundadoras da Cia Novo Ato; o ator e diretor de teatro Ivan Lima, e o ator, artista circense e bailarino Francisco Nikollay. O custo é de 60 reais por mês. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail oficinas.casadasarte s@gmail.com ou na Casa das Artes. Endereço: Avenida Anhanguera, esquina com Rua R-1, nº 7050, Setor. Oeste (em frente ao Teatro Inacabado). Mais informações: 3524-2421/3524-2422. Fonte: opopular.com.br 01/02

-

Até 25.02 Escola de artes visuais

A Escola de Artes Visuais, unidade da Agência Goiana de Cultura (Agepel), abre a partir de amanhã as matrículas para seus cursos e oficinas de pintura do primeiro semestre. O prazo para as inscrições termina no dia 25. Os cursos oferecidos são Desenho e Pintura, para alunos acima de 15 anos, com Alexandre Liah (segunda e quarta-feira, das 8 às 10h30); Desenho de Iniciação e Desenho Pintado, para a faixa etária a partir de 16 anos, com o Luiz Mauro (segunda-feira, das 14h30 às 17h30), e Grafite, para alunos a partir de 11 anos, com Edney Antunes (às sextas-feiras, das 14 às 17h30). As aulas terão início no dia 1º de março. Endereço: Rua 4, nº 515, sobreloja, Edifício Parthenon Center (entrada pela Rua 7), Centro. Mais informações: 3201-4682 ou pelo e-mail escoladeartesvisuais. agepel@gmail.com.

-

Até 28/02 MÚSICA NA UFG/ GOIÂNIA

Começa hoje o período de inscrições para os cursos na Escola de Música na Universidade Federal de Goiás. Há vagas para os cursos de Violão, Violino, Piano, Canto, Flauta, Composição, Teoria, História e Percepção Musical e Coral. A Universidade oferece também um preparatório para vestibular de música da instituição, com teste de aptidão. As inscrições vão até o dia 28, quando começam as aulas que prosseguem até o dia 30 de junho. Informações pelos telefones 3209-6224 e 3209-6399, no período entre as 15 e as 20 horas. Fonte: opopular.com.br 13/02

-

Até 17/04 Oficinas Musicais no Canto de Ouro 2011/ GOIÂNIA

A partir do dia 6 de fevereiro e seguindo até o dia 17 de abril, o Canto de Ouro 2011 receberá no Palco do Teatro aos domingos, sempre das 14h às 18h, vários músicos de renome nacional que ministrarão oficinas gratuitamente para o público. Fonte: opopular.com.br 27/01

-

-

Maria Gadú e Fernanda Takai abrem o Carnaval do Recife

Fonte: http://jc.uol.com.br

A programação do Carnaval do Recife já está definida. Na abertura, com uma homenagem às mulheres já que o carnaval este ano acolhe o Dia Internacional da Mulher (8/3), um time de estrelas é dirigido por Lenine no espetáculo "Sob o mesmo céu - Mulheres do Brasil", encabeçado por um time estrelar de cantoras da MPB: Maria Gadú, Zélia Duncan, Marina Lima, Elba Ramalho, Roberta Sá, Céu, Fernanda Takai, Mariana Aydar, Karina Burh, Nena Queiroga e Isaar.

-

Vereador de SP custa mais do que deputado federal

Fonte: folha.uol.com.br 11/02

Com o reajuste de 61,8% nos salários dos vereadores, os gastos diretos de cada gabinete da Câmara paulistana irão a R$ 114,8 mil --mais que a despesa dos deputados federais, que é de R$ 114,4 mil.

Cada vereador, além do salário de R$ 15.031, tem uma verba mensal de R$ 84,4 mil para contratar até 18 assessores e R$ 15,3 mil para despesas como gráfica, correio, telefone e combustíveis.

Os gastos de deputado federal incluem uma despesa que vereadores não têm: as passagens aéreas. O custo/vereador só é inferior ao custo/deputado estadual, que em SP será de R$ 135,8 mil (veja quadro nesta página).

Levantamento feito pela Folha com base nas prestações de contas do ano passado mostra que, fora salários, os principais gastos dos vereadores foram de divulgação, como impressão de boletins e jornais e correio.

-

&&&&&

&&&

...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

-

,

-

“Ser longevo é acumular bons momentos de vida.”

Cardiologista e geriatra Makoto Suzuki

-

♫______♫

-

Maio/2011 Seminário em NY abordará marketing esportivo
Evento abordará Copa e Olimpíada no Brasil
Fonte: folha.uol.com.br 04/02

A Pereira O'Dell, agência do Grupo ABC em San Francisco, nos EUA, promove em maio, em Nova York, um seminário sobre marketing esportivo no Brasil.
O objetivo é atrair executivos de empresas americanas interessados em ações de marketing durante a Copa do Mundo (2014) e na Olimpíada (2016).

A agenda de eventos da PODSports inclui ainda mais dois seminários sobre o mesmo tema, um em San Francisco, em novembro, e outro em São Paulo, em março de 2012. Este último será dirigido a empresas brasileiras.

&&&&

...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

&&&

-

-

"Nossa única defesa contra a morte é o amor"

... dizia Saramago, morto aos 88 anos em junho/2010.


___♫

-

-

-

&&&&&

-

&&&&

Cinema

"Não quero conquistar nada", diz Hopkins

Fonte: folha.uol.com.br 11/02



Protagonista do thriller "O Ritual", que estreia hoje, afirma não planejar mais a carreira, pois "já fez tudo na vida'

Ganhador do Oscar interpreta um padre exorcista e contracena com a atriz brasileira Alice Braga no filme

... Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

-

___♫

“ Querem mudar não só o seu país, mas todo o mundo árabe. Jovens e velhos, religiosos e seculares falam uma única linguagem: eleições livres e liberdade de expressão. Se a história está sendo escrita agora, este momento pode ficar conhecido como a Revolução Egípcia”, Nagib Nassar, professor emérito da UnB, em artigo intitulado A luta egípcia pela democracia. Confira a íntegra do texto em www.unb.br/noticias/artigos/index.php. Fonte: UnB.br 09/02

-






-

-

♫______♫

-

___♫

___♫

♫______♫

-

*&&&

Projeto cria grande centro de ciência fora do eixo Rio-SP

Fonte: folha.uol.com.br 13/02

Complexo idealizado por neurocientista no RN, que abrange de medicina a astronomia, tem apoio federal

Ministério da Ciência e Tecnologia, porém, terá corte de verba; cientista reclama da ausência do governo local

&&&&&

Centro já tem computador de US$ 20 mi

Fonte: folha.uol.com.br 13/02



O futuro Instituto de Estudos Avançados do Cérebro Alberto Santos Dumont é a maior aposta do complexo do Rio Grande do Norte.

...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

-

-

%%%%

-

-

%%%%%%

-

________ ___

____________________

-

♪ __________

%%%

♪ __________

-

CURSO A DISTÂNCIA – OAB/ESA/DF

Os cursos de pós-graduação a distância oferecidos pela ESA-DF são certificados pelo WDireito, que é fruto de uma aliança acadêmica entre o Instituto AVM e a Universidade Candido Mendes- UCAM. http://www.esadf.oabdf.org.br/relacao-de-cursos.php


- Até 14/03 Galeria de Anápolis/ GO

Até o dia 14 de março, estão abertas as inscrições para os artistas interessados em se candidatar ao processo seletivo para compor o calendário deste ano da Galeria Antônio Sibasolly, mantida pela Secretaria Municipal de Cultura de Anápolis. Mais informações no site da prefeitura (www.anapolis.go.gov.br).

-

Até 18/03/2011 IAB-DF lança concurso para revitalização urbana dos setores centrais do plano-piloto de Brasília

Na última sexta-feira (15), foi lançado o Concurso Latino-Americano de Ideias para Estudantes - Brasilia +50, para a seleção de projeto de revitalização urbana e paisagística, sob o conceito de "cidade verde", para os setores centrais do plano-piloto de Brasília. A competição é realizada pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB), sob organização do Instituto de Arquitetos do Brasil no Distrito Federal (IAB-DF). Fonte: creadf.org.br

-

ATÉ 26/03/2011 Escritores brasileiros - CCBB
Projeto do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) para incentivar o hábito da leitura. De hoje até 26 de março do ano que vem. Com palestras, debates, leitura de textos interpretações e oficinas de grandes nomes da literatura. Entrada gratuita, mediante retirada de senha, distribuída uma hora antes do início de cada evento. O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir das 11h. Local: SCES Trecho 2, Conjunto 22. Informações: 3310-7087,ccbbdf@bb.com.br e www.bb.com.br/cultura.

Programação:

23/02/2011 – Affonso Romano de Sant’Anna – 24/02/2011 – Ebe Lima (Literatura infantil) e Gilda Carvalho ( Biografia) – 23/03/2011 – 26/03/2011 – Oficinas: Sylvia Cyntrão (Poesia) e Ricardo Oiticica (Jornal)

-

Até MAIO/11 Salão de Jataí/ GO

Estão abertas as inscrições para o 10º Salão Nacional de Arte, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Jataí e o Museu de Arte Contemporânea da cidade. (64) 3632- 4048.

__________

-

&&&&&&



&&&&&

CRÍTICA MÚSICA ERUDITA

Historiador revê relação entre músicos e poder

Fonte: folha.uol.com.br 12/02

Em "O Triunfo da Música", Tim Blanning investiga a gradual supremacia cultural da música na modernidade

O TRIUNFO DA MÚSICA
AUTOR Tim Blanning
EDITORA Companhia das Letras
TRADUÇÃO Ivo Korytowski
QUANTO R$ 56 (432 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo


...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

______

ONDE ACESSAR INTERNET

ACOMPANHADO DE UM BOM CAFÉ, saladas, açaí, etc... sem falar do acervo de livros

-

* Livraria – Café & Bistrô Sebinho – 406 norteWWW.sebinho.com.br(wi –fi). Possui amplo acervo de títulos nas mais variadas áreas: política, arte, infanto-juvenil, romances. Além de livros, há CD`s, discos de vinil, HQ`s e filmes em DVD. Foi lançado oSebinho Cultural, projeto de divulgação da cultura por meio de exposições, saraus, palestras e cursos, lançamentos de livros. A empresa representa um novo conceito em livraria, ao integrar conhecimento, cultura e lazer e gastronomia.

-

* Livraria - Café com Letras (203 Sul, Bl. C, Lj. 19). - Um espaço criado para pessoas que amam a literatura, os livros e bons papos regados à um bom café. Aqui no Café com Letras, você saboreia as palavras.

http://cafecomletrasdf.blogspot.com/

%%%%%%%%

0

0

Transporte caro, ruim e demorado em Brasília

Os usuários do metrô e dos ônibus enfrentam diariamente a superlotação, o preço alto das passagens e filas para conseguir embarcar. Os passageiros precisam fazer longas viagens em pé, dentro de veículos velhos e sem manutenção. Fonte: correioweb.com.br 07/12

♫____

__

♫______

MAIS EVENTOS !!! acesse

WWW.ACONTECENDODFDOEDU.BLOGSPOT.COM

&&&&&

-

♫______

T v C u l t u r a

-

Brasilianas.org

Segunda - 22 h

-

Fórum de Discussão

Apresentação: Luiz Nassif

-

http://www.tvbrasil.org.br/brasilianas/

http://www.brasilianas.org

-

*

-

Acho muito legal vincular o trabalho artístico a uma marca que queira investir em arte. Letícia Sabatella, atriz. Fonte: Revista Alfa / JAN/2011

&&&&&&

...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

-

- Google põe acervo dos maiores museus do mundo na web

Fonte: folha.uol.com.br 07/02

Projeto digitaliza galerias de 17 instituições de arte e torna pinturas mais acessíveis
Desde a semana passada, um novo site (www.googleartproject.com) do Google disponibiliza imagens em altíssima resolução dessa e de outras obras dos principais museus do mundo.





CINEMA

-

Alguns destaques

-


-

PRÉ - ESTREIAS

-
UM NOVO CAMINHO
(Le dernier pour la route, França, 2009,
drama, 84min; não recomendado para menores de 14 anos)
De Philippe Godeau. Com François Cluzet, Mélanie Thierry e Michel Vuillermoz. Hervé aparentemente tem tudo o que deseja, mas poucos sabem que ele é dependente de álcool. Seus problemas com a bebida fazem com que sua família o interne em uma clínica de reabilitação. A conferir. Cinemark Iguatemi 5, às 14h.

O SOL DO MEIO-DIA
(Brasil, 2009, drama, 106min; não recomendado para menores de 16 anos)
De Eliane Caffé. Com Luiz Carlos Vasconcelos, Chico Diaz e Cláudia Assunção. Após um crime passional, Artur parte em uma viagem em busca de redenção e conhece Matuim dono de uma velha embarcação, na qual navegam pelo rio. A conferir. Cinemark Pier 8, às 14h. Amanhã e domingo, também às 11h35.



-

-

ESTREIAS
-


BRAVURA INDÔMITA
(True grit, EUA, 2010, faroeste, 110min; não recomendado para menores de 16 anos)
De Ethan Coen e Joel Coen. Com Jeff Bridges, Matt Damon e Hailee Steinfeld. Remake de filme de 1969. O pai de Mattie Ross foi assassinado a sangue frio por Tom Shaney. Em busca de vingança, ela tenta contratar um xerife beberrão para ir atrás dele. Os Coen mudaram a maneira de disparar e mesmo assim não erraram o alvo num faroeste onde a personagem de uma menina de 14 anos está no comando da ação (YG) ***.

-
BURLESQUE
(Burlesque, EUA, 2010, musical, 118min; não recomendado para menores de 12 anos)
De Steve Antin. Com Christina Aguilera, Cher e Stanley Tucci. Ali deixa sua cidade natal em busca do sucesso em Los Angeles e começa a trabalhar como garçonete na boate Burlesque, gerenciado por Tess. Na ficção, Burlesque é o nome de um clube de shows decadente. Na vida real, o filme de mesmo nome abriga várias estrelas de Hollywood que já perderam o brilho há algum tempo (YG) **.
-
O DISCURSO DO REI
(The king’s speech, Reino Unido/Austrália, 2010, drama, 118min; não recomendado para menores de 10 anos)
De Tom Hooper. Com Colin Firth, Helena Bonham Carter e Geoffrey Rush. George 6º, conhecido como Berty, assume, a contragosto, o trono de rei da Inglaterra quando seu irmão, Edward, abdica do posto. Sob medida ao Oscar, este drama britânico vê a monarquia com as lentes pueris de um conto de fadas. O tipo de simplificação grosseira que nem Colin Firth, em atuação impecável, consegue salvar (TF) **.

-
O RITUAL
(The rite, EUA, 2011, terror, 114min; não recomendado para menores de 14 anos)
De Mikael Håfström. Com Anthony Hopkins, Alice Braga e Colin O'Donoghue. Um cético seminarista frequenta uma escola de exorcismo no Vaticano. Sua vida muda quando ele encontra o ortodoxo Padre Lucas. Indeciso entre drama vocacional e horror sobrenatural, o filme arrasta-se preguiçosamente por quase duas horas, sem dar susto em ninguém (FM) **.

-

Fonte: correioweb.com.br 11/02

-



%%%%%%

%%%%%%

-

-

Tudo de bom em Brasília

*

SHOW de MPB com JADER BOTELHO E RICCO BOTELHO no Bier Fass doPONTÃO DO LAGO – De segunda à sábado - 61 3364 4041 /61 91972767 WWW.PORTALDOLAGOSUL.COM.BR

*

Clube da Bossa no SESC – aos Sábados – 11 h

*

UM PIANO AO CAIR DA NOITE

Conjunto Nacional

O programa "Um Piano ao Cair da Noite" é apresentado diretamente do palco-auditório da Brasília Super Rádio FM no Conjunto Nacional há quase 28 anos, oferecendo uma hora de música ao vivo com os pianistas Felício Boccomino, Toninho, Farley Jorge Derze e José Mendes, além de músicos eventualmente convidados e entrevistas. "Um Piano ao Cair da Noite" é levado ao ar de segunda a sexta às 18 horas com apresentação de Lúcia Garofalo. http://www.superfm.com.br/

*

“Chopp com Choro” no Bar do Mercado, com Evandro Barcelos e convidados, todos ose sábados..

W3 Sul, Quadra 509

Fone 3443 8482

*

Feijoada com Samba no Ármazem do Ferreira – toda sexta e sábado a partir das 11 h. 202 norte.

*

Criolina no CALAF - FESTA DA MÚSICA NEGRA.

Festa de black music com os DJs Pezão, Barata e convidados diversos. Toda segunda, às 22h, no Bar do Calaf (Setor Bancário Sul, quadra 2, térreo do Edifício Empire Center).

*

Happy hour na ASCADE

Clube da Câmara dos Deputados

Pagode Solidário na primeira sexta do mês

Nas demais sextas o melhor da MPB (voz e violão)

SCES trecho 2 - 61.3226.4503

* LITERATURA

Crítico Franco Moretti confirma participação na Flip


Fonte: folha.uol.com.br 12/02


DE SÃO PAULO - Fundador do Centro de Estudos do Romance, na Universidade de Stanford (EUA), o crítico italiano estuda as mudanças históricas que ocorreram na prática da leitura e nos gêneros literários.
Dele já foram publicados no Brasil os livros "A Cultura do Romance" (2009), "Atlas do Romance Europeu" (2003) e "Signos e Estilos da Modernidade" (2007), entre outros.
A Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) acontece entre os dias 6 e 10 de julho na na cidade do sul fluminense.

Tudo de bom em Goiânia

-

Cappuccino Paris - Café Bistrô - Piano às quartas – Jazz Bossa às quintas – Blues às sextas – choro e samba ( 17h) e MPB Rock (21 h) aos sábados . Rua 18 – 62.3088.6768 -GOIÂNIA

-

TODAS AS QUARTAS - Happy hour ao som de jazz no Bolshoi - Av. T-2, esquina com Rua T-53, Setor Bueno. Tel: 3281-658.

-

Às Quintas - Clube de Engª/GO – Conversando com Música – 19 h

-

Todas as terças-feiras em GoiÃnia tem o Blues de Carlos Bluesman – O Free Blues, acontece todas as terças-feiras, às 21 h no Café Cultura do Goiânia Ouro, o evento já faz parte do cotidiano dos goianienses que apreciam o som do Blues.

-

*

*

Divulgue gratuitamente sua programação cultural

♫______

-

Eventos Jurídicos & Empresariais

.

http://www.conjur.com.br/eventos(jur)

-

http://www.eloconsultoria.com/(emp)

-

http://www.conexxoes.com.br/(emp)

-

http://www.praetorium.com.br(jur)

-

http://www.oabdf.org.br/Eventos/457/RelacaoEventos/ (jur)

-

-

CONCURSOS

-

Até 17/02 CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abre concurso com 95 vagas para assistente e analista em ciência e tecnologia júnior. Nível médio e superior. Salários entre R$ 2.504,68 e R$ 4.549,63. Inscrições até 17 de fevereiro. Prova em 10 de abril. Organização: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). Informações: www.cespe.unb.br.

-

Até 30/02 PGDF
Concurso com 69 vagas para a Procuradoria Geral do Distrito Federal. As 23 vagas de nível superior são para especialidades nas áreas de administração, análise de sistemas, arquitetura, arquivologia, biblioteconomia , contabilidade, direito, engenharia agronômica e jornalismo. As 46 vagas de nível médio são para apoio administrativo. Os salários são de R$ 6.198,22 para nível superior e R$ 4.013,93 para nível médio. Inscrições até o dia 30. Provas em 26 e 27 de março. Organização: Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). Informações: www.iades.com.br.
-

Até 22/02 IRBr
O Instituto Rio Branco (IRBr) abre concurso com 26 vagas para diplomatas. Nível superior. Salários de R$ 12.900. Inscrições até o próximo dia 22. Primeira etapa das provas dia 10 de abril. Organização: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). Informações: www.cespe.unb.br.

-

-

♫______

-

*

PROGRAME-SE

*

-

*

-

&&&

&&&&

Inspirados no Egito, iemenitas voltam às ruas para exigir renúncia

Fonte: BBC BRASIL 12/02

Manifestantes entraram em confronto com grupo a favor do presidente
Milhares de pessoas foram neste sábado às ruas da capital do Iêmen, Sanaa, exigindo que o presidente do país, Ali Abdullah Saleh, deixe o cargo, em mais um ato inspirado pela onda de protestos que derrubou o governo do Egito.

...

Leia mais:WWW.BANALIDADESCULT.BLOGSPOT.COM

*

♫______“Mesmo o governo dificultando acesso às informações indispensáveis para acadêmicos e especialistas, tudo leva a crer que as causas dos gigantescos cortes na distribuição de energia estão relacionadas à ausência de manutenção”, afirmou Celio Bermann, professor de pós-graduação em Energia do Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da Universidade de São Paulo (USP). Fonte: correioweb.com.br 05/02

%%%%%

-

♫______

“Incentivar a cultura é investir na liberdade, é dotar cada cidadã e cada cidadão de mais ferramentas para que se desenvolvam individualmente.”
ÁNGELES GONZÁLEZ-SINDE REIG , roteirista e diretora de filmes, é ministra da Cultura da Espanha.

-

&&

UnB Ceilândia começa pós-graduação no segundo semestre de 2011

Projeto do curso em Ensino na Saúde, feito em parceria com o Instituto de Psicologia, prevê a qualificação de profissionais para o SUS

Fonte: UnB.br 08/02

O Campus UnB Ceilândia (FCE) abre suas primeiras turmas de pós-graduação no segundo semestre de 2011 com vagas para mestrado e doutorado em Ensino de Saúde. O projeto é fruto de parceria com o Instituto de Psicologia (IP). “A pós-graduação da Psicologia, com nota 5 na Capes, é referência de qualidade e não seria possível darmos esse passo sozinhos”, afirma Diana Pinho, diretora da FCE.

-

-

&&&

_---

-

MAIS EVENTOS !!! acesse

WWW.ACONTECENDODFDOEDU.BLOGSPOT.COM

&&&&&&&

Ex-ministro Delfim Netto doará sua biblioteca pessoal para a USP

Fonte: folha.uol.com.br 14/02

DE SÃO PAULO - O economista e ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto vai doar sua biblioteca pessoal para a USP (Universidade de São Paulo). Com 250 mil livros, a coleção é uma das maiores bibliotecas privadas do Brasil.
O motivo da doação, ele conta rindo, são os 82 anos. "Eu estou ficando velho, e a USP vai continuar."
Dizendo não ser um bibliófilo, o ex-ministro afirma que seu acervo é uma "biblioteca de trabalho, especializada".
"Não tem nenhuma primeira edição. Tenho todos os clássicos, mas não tenho nenhuma primeira edição. Eu não sou um bibliófilo, sou um colecionador de livros. Tenho muito prazer nisso", afirma.
Delfim conta que compra livros "como todo mundo, por catálogo e referência". Muitos amigos sugerem títulos a sua secretária, que os compra.
Constituída em sua maioria por títulos de economia, a coleção conta também com livros e documentos de história, geografia, filosofia, ciência política e matemática.
A biblioteca será integralmente doada para a Faculdade de Economia e Administração da USP, da qual Delfim é professor emérito. A faculdade está construindo um espaço para abrigar o acervo.
"Estou devolvendo para a FEA tudo aquilo que ela me deu", afirma Delfim.

&&&&&&

Retina artificial pode ajudar alguns cegos a enxergar

DA ASSOCIATED PRESS

Por duas décadas, Eric Selby não enxergava e dependia de um cão-guia para se locomover. Mas depois de receber o implante de uma retina artificial em seu olho direito, ele pode detectar coisas normais, como o meio-fio e a calçada enquanto caminha pela rua.

"Basicamente, são flashes de luz que você tem que traduzir em seu cérebro, mas é incrível que eu possa ver alguma coisa", disse Selby, um engenheiro aposentado de Coventry, na região central da Inglaterra.

Há mais de um ano, o homem de 68 anos recebeu um implante artificial chamado de Argus 2, feito pela empresa norte-americana Second Sight, inserido cirurgicamente em seu olho direito. Reguladores holandeses são esperados nas próximas semanas para decidir sobre o pedido da empresa para comercializar o aparelho na União Europeia. Se a reposta for positiva, o implante será a primeira retina artificial disponível para venda.

Ele funciona com uma câmera de vídeo minúscula e um transmissor, instalados em um par de óculos e um pequeno computador wireless.

O computador processa as cenas captadas pela câmera e as converte em informações visuais na forma de um sinal eletrônico que é enviado ao implante. O dispositivo estimula as células sadias que restam na retina, fazendo com que elas retransmitam os dados para o nervo óptico.

Em seguida, a informação visual move-se para o cérebro, onde é traduzida em padrões de luz que podem se transformar na forma do contorno de um objeto. Os pacientes precisam aprender a interpretar os flashes de luz. Por exemplo, eles podem decodificar três pontos brilhantes como os três pontos de um triângulo.

O implante é indicado apenas para pessoas com um tipo específico de problema de retina, hereditário, quando as pessoas ainda têm algumas células funcionais. Elas devem ter sido capazes de enxergar no passado e seus nervos ópticos devem estar a funcionando. Cerca de uma em 3.000 pessoas são cegas devido a um deste grupo de doenças hereditárias, chamada retinite pigmentosa, e podem se tornar potenciais beneficiárias pela retina artificial.

O dispositivo custa um preço muito alto --cerca de US$ 100.000. Na Inglaterra, o serviço nacional de saúde, por vezes, paga caro por novas tecnologias para um pequeno número de pacientes, segundo Lyndon da Cruz, um dos médicos que testou a retina artificial, do Moorfields Eye Hospital, em Londres.

Ele disse que se a retina artificial permite que os pacientes sejam mais auto-suficientes, o implante pode sair mais barato do que os gastos com saúde dos governos.

Nenhum comentário:

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++✈ ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...