.

Arte & Cultura, ênfase em Literatura

sexta-feira, 23 de março de 2018

.



                 
        


 

                                                        
                 
 

19.03   . . .  25.03
                          2018   
                 .       

 
.
vivencie a literatura do DF, GO e AL
 viva a cultura!

.





                       

.

.
Morreu.
Morreu a preta da maré,
a negra fugida da senzala
que foi sentar com "os dotô" na sala
e falar de igual pra igual com "os homi".
A negra que burlou a fome de se saber,
que fez crescer dentro dela, o conhecimento.
Aquela, que por um momento de humanidade,
sonhou com a justiça, lutou por liberdade
e ousou ir mais alto,
do que permitia sua cor.
"Mas preta sabida, não pode!
Muito menos pobre! Não tem valor."
Diziam as más línguas na multidão.
E ela ousou tirar seus pés do chão.
Morreu.
Morreu a "preta sem noção",
que falava a verdade na cara do patrão,
que carregava a coragem, como bagagem,
no coração.
O tiro foi certo,
acertou com maldade,
ecoando seco no centro da cidade.

Anielli - Poeta de V Redonda




" Vivemos em uma sociedade em que as pessoas estão cada vez mais conectadas. Imersos numa cultura de rede, crianças e jovens desse novo século têm diante de si uma infinidade de informações na internet. Em uma realidade bem diferente daquela de apenas duas décadas atrás, os desafios da educação vão desde a busca de uma formação plena e humanista, em contraponto à formação de caráter apenas técnica e alienada, até a compreensão e o uso das novas ferramentas digitais disponíveis, em espaços que devem ser adequados e com os devidos suportes do Estado. Essas recentes, atraentes e poderosas ferramentas digitais têm sido determinantes na formação de crianças e jovens, que ao consumir o universo exposto na internet, especialmente aquilo que é voltado para lazer e consumo,adquire novos valores culturais e pontos de vista sobre a sociedade em que está inserido. " RENATO JANINE RIBEIRO> Professor, Filósofo e Escritor


                           



 __ 



Destaques  Sublimes futuros

em Distritro Federal, Goiás e Alagoas




.
MARÇO/18  DF/ UDF oferece novo curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho
.
26.03 AL/ MPE/ Formação em Educação em Direitos Humanos - Organizado por Fale, Educação
.
05.04, 03.05 e 07.06 PE/ Espaço de Prosa - Grupo de leitura e discussão
 Organizado por Lugar Psicanalítico - Consultório de Psicologia e Psicanálise

21.04 DF/ FUNARTE/  Hermeto Pascoal & Grupo em Brasília - Festival República Blues.
.
14.05 AL/ XI Semana Pedagógica Da FACIMA 2018.
Transtornos disruptivos do Controle de Impulsos e da Conduta e o Papel do Educador.

28.03 a 26.05 DF/ LIVRARIA SEBINHO/
Curso de literatura
O curso propõe uma reflexão sobre o Brasil, seus homens, suas mulheres, seus espaços e suas lutas, partindo da leitura de contos, poemas e outros textos de Machado de Assis e analisando o eco de suas ideias nos dias de hoje.
.
09.04 DF/ Lançamento do livro ''Transformando Motivação em Hábito'' - LIVRARIA CULTURA - SHOPPING CENTER IGUATEMI
.
24 a 27.04 GO/PUC/ IX Congresso Internacional em Ciências da Religião
.
24.04 DF / Filme livre
A Mostra do Filme Livre (MFL), anunciou a seleção de filmes deste ano. Patrocinada pelo Banco do Brasil, a mostra chega a Brasília em 24 de abril.
.
09 a 11.05 GO / UEG/ 16ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar.
.
04 a 08.06 SP / XI SEMINÁRIO DO TRABALHO. O Futuro do Trabalho no Século XXI

22 a 22.08 AL/ UFAL/   70ª Reunião Anual da SBPC – SBPC
O evento será realizado de 22 a 28 de julho na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, em Maceió, e terá como tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”

07.09 a 09.12.2018  33ª edição da Bienal de São Paulo.
.



_       





segunda-feira ... 19
.
DF/ Green Film Festival
Cine Brasília (106/107 Sul). Hoje, às 14h30 — Sessão Ateliers Varan (3 curtas-metragens realizados por população de baixa renda de Recife. Classificação indicativa livre) e Vivendo sem água (Living without water, Reino Unido, 2016, documentário, 49min. Classificação indicativa livre). De Samuel Kingsley. Às 16h30 — Rio de memória (Winding, Israel, 2015, documentário, 60min. Classificação indicativa livre). De Avi Belkin e Avi Levi. Às 18h30 — Baia Urbana (Brasil, 2017, documentário, 73min. Classificação indicativa livre). De Ricardo Gomes. Às 20h30 — O moinho (El remolino, México, 2016, drama, 75min. Não recomendado para menores de 12 anos). De Laura Herrero. Entrada franca.

DF/ Teatro
PLANO PILOTO
Les Corps Théâtre
Lycée Français François. Mitterrand (SHIS 19/21, Lago Sul) Hoje, às 19h30. A companhia francesa Magno-Massip traz um pouco do universo da mímica.
.
19.03 Roda Viva, às 22h15, reúne especialistas para discutir o cenário econômico brasileiro e mundial.
.
Até 22.03 UNIÃO EUROPEIA/ 8º Concurso de Monografias da União Europeia destinado a estudantes brasileiros e estrangeiros matriculados em universidades/faculdades brasileiras, ou instituições brasileiras de Ensino Superior.
O prazo está acabando! Envie sua monografia até 22 de março. Edital completo aqui: 👉 bit.ly/2Due8cD
.
Até 24.04 CCJF/RJ/ Literatura Negra e Criação Literária / oficina
Serão dois encontros com dois tipos de abordagem. A primeira fase foca na introdução à Literatura Negra, com leituras e análises de inúmeras obras de referência e filmes baseados em textos de autores negros. A segunda parte da oficina é mais prática, dedicada à criação literária. Os melhores textos produzidos durante a oficina serão selecionados para o Seminário de Literatura Negra, que ocorrerá no segundo semestre de 2018. A oficina é voltada para jovens negros ou autodeclarados.
Professora: Simone Ricco.
.
“ FALTAM LÍDERES EM TODA A SOCIEDADE – NA COMUNIDADE, NA EDUCAÇÃO, NO MUNDO DOS NEGÓCIOS. BOA PARTE DOS QUE RESTARAM NÃO OFERECE PROPÓSITOS A SEUS LIDERADOS – SÓ PRODUTOS E METAS FINANCEIRAS. NÃO FORMA SUCESSORES. SÓ SEGUIDORES. “  CÉSAR SOUZA, Consultor , Palestrante e Autor – REVISTA GO WHERE BUSINESS, N° 17/2017
      



terça-feira ... 20
.

20.03 DF/ SENADO/ Audiência Pública "DIREITOS DAS MULHERES E CONSTITUIÇÃO DE 1988"
.
20.03 STJ/ Lançamento aborda Colaboração premiada
Livro organizado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura será lançado nesta terça (20), no Espaço Cultural.
.
20.03 DF/ Lançamento do livro “A última página”, de Cezar Motta - LIVRARIA CULTURA - SHOPPING CENTER IGUATEMI
.
20.03 DF/ A Alemanha nas Telas  · Organizado por Goethe-Zentrum Brasília
A mostra A ALEMANHA NAS TELAS exibe um panorama de filmes alemães clássicos e contemporâneos selecionados pelo curador Pablo Gonçalo, professor da Faculdade de Comunicação da UnB.
.
20.03 AL/ Marielle Vive - Maceió/AL - Chamamos todas e todos para nessa terça (20), às 16h na Praça Deodoro, para um ato político pela vida de Marielle e Anderson e também vamos nos remeter ao dia Internacional de combate ao racismo (21 de Março).
.
20.03 DF/ Conferência e Debate com Renato Janine Ribeiro - Organizado por Associação Amigos do Cinema e da Cultura, NO Museu Nacional da República DF.
Além de Ribeiro, nomes como Viviane Mosé, Jessé Souza, Vladimir Safatle, Ignácio Loyola de Brandão e Mirian Goldenberg já confirmaram presença em outras datas do evento. O evento de estreia foi realizado no dia 13 de março e contou com a palestra da filósofa Marcia Tiburi
.
Até 26.06 GO/ UFG/ FE promove ciclo de debates sobre o Golpe de 2016
.
20 a 22.03 GO/ UFG recebe III Encontro Goiano de Economia Solidária
.



.
"  O grande desafio da sociedade moderna é a inclusão ", , destacou o procurador do Estado do Mato Grosso do Sul, doutor em Direito e professor Ulisses Schwarz Viana, que foi paraninfo  de novos advogados na tarde de quarta-feira (14), na sede da OAB/DF - “É um momento de abraçar o outro, que é diferente de nós, o outro que fala diferente de nós, o outro que se veste diferente de nós e que pensa diferente de nós. Ser advogado é defender a tolerância, o bom convívio” OABDF. org.br 15.03





.



“A água que não corre forma um pântano. A mente que não pensa forma um tolo.”
Victor Hugo




♫______





quarta-feira ... 21
.

.



Lançamento do audiolivro “Cordel do Trabalhador: do Labor Até o Burnô”
Academia Inclusiva de Autores Brasilienses Biblioteca Braille Dorina Nowill (CNB 1, Área Especial, Taguatinga). Hoje, partir das 14h. Lançamento do audiolivro “Cordel do Trabalhador: do Labor até o Burnô”, de Onã Silva. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
.
DF/ Cinema
.
A livraria
(The bookshop, Espanha/Reino Unido/Alemanha, 2018, drama, 123min. Verifique a classificação indicativa). De Isabel Coixet. Com Emily Mortimer, Bill Nighy. Na década de 1950, uma mulher decide abrir uma livraria no litoral inglês. Porém a comunidade local nãose mostra receptiva ao estabelecimento. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 8, às 19h. Cine Cultura Liberty Mall 4, às 14h20 e 19h10.
.
21.03 DF/ Latin jazz
Baixista cubano radicado no Brasil, formado em artes e música no renomado conservatório Amado Roldán, de Havana, Aniel Someillan está de volta à capital e hoje, às 21h, se apresenta no Zepelim (QE 40, Rua 11, Lote 7, Guará 2). Acompanhado por Eudes Carvalho (guitarra) e Felipe Lima (bateria), ele vai tocar composições autorais e standards do latin jazz e da música cubana. O couvert artístico é de R$ 10. Não recomendado para menores de 14 anos.
.
DF/ CINE BRASIL/ Imagens do Estado Novo 1937-45
(Brasil, 2016, documentário, 227min. Não recomendado para menores de 10 anos). De Eduardo Escorel. O documentário reavalia o período ditatorial de Getúlio Vargas e a herança deixada por ele. Espaço Itaú de Cinema CasaPark 7, às 19h30.
.
21.03 DF/ Lançamento do audiolivro “Cordel do Trabalhador: do Labor Até o Burnô”
Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (612 Sul). Hoje, partir das 15h. Lançamento do audiolivro “Cordel do Trabalhador: do Labor até o Burnô”, de Onã Silva. Entrada franca. Classificação indicativa livre.
.
21.03 DF/ Lançamento “Autoridade Prática: ação criativa e mudança institucional na política das águas do Brasil”
Autoras: Rebecca Neaera Abers, Margaret E. Keck Data: 21 de mço Horário: 18:30  ar Local: Livraria Sebinho

21 e 22.03 DF/ UnB/ Seminário Mulheres na Ciência da UnB.  O evento faz parte do ciclo de debates Matemática: substantivo feminino, que acontece em diversas universidades do país. O principal objetivo da iniciativa nacional é discutir questões de gênero presentes na comunidade matemática brasileira.
.
21 e 22.03 GO/UEG/ 2º Mês da Mulher UEG
A Corporeidade da Mulher no Século XXI
Entre as debatedoras estão a vereadora Dra. Cristina, a delegada da mulher Cassia Sertão, a psicóloga Karen Esber e as professoras da UEG Nayruz Jradi e Kelly Cristiny Martins Evangelista. Outra atividade que merece destaque é a oficina Abordagens metodológicas de gênero na educação, com a professora Alcilene Cavalcanti
.




  Que triste caminho estamos trilhando no BRASIL. Tudo que se imagina em uma sociedade decente, estamos longe. 




.



quinta-feira ... 22
.
Até 13.08 III (insc) PRÊMIO AJUFE - Boas Práticas de Gestão
.
22.03 DF/ OAB/ Ciclos de Conversas: Regime Militar e Redemocratização do Brasil
.
22.03 DF/ ANE/ Quinta Literária na Associação Nacional de Escritores. O cineasta Vladimir Carvalho irá proferir conferência sobre Cinema e Literatura.
.
22.03 AL/ MPE/  Ministério Público sedia evento que discute políticas de igualdade racial com participação de membros e servidores
O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) abre as portas, na próxima quinta-feira (22), para o evento 'Ayê -Diálogo Preto: Entre os Saberes e os Fazeres na implementação das Políticas para a igualdade racial”, promovido pelo Instituto Raízes de Áfricas.
.






.


sexta-feira ... 23
.
.

23.03 DF/ Festival de Cinema Francófono
CCBB (SCES Tc 2). Hoje, às 17h — Aya de Yopougon (Costa do Marfim, 2011, animação, 84min. Não recomendado para menores de 10 anos). De Marguerite Abouet e Clément Oubrerie. Às 19h30 — Pânico (Panika, Eslovênia, 2013, comédia, 100min. Não recomendado para menores de 14 anos). De Bárbara Zemljic. Entrada franca.

Green Film Festival
Cine Brasília (106/107 Sul). Hoje, às 14h30 — Vida engarrafada: o negócio da Nestlé com a água (Bottled Life: Nestlé business with water, Suiça, 2012, documentário, 90min. Classificação indicativa livre). De Urs Schnell. Às 16h30 — 8 curta-metragens da África do Sul, Brasil, Índia, Irã e EUA. Classificação indicativa livre. Às 18h30 — Astral (Espanha, 2016, documentário, 96min. Classificação indicativa livre). De Jordi Évole. Às 20h30 — Rio manchado de azul (River Blue, Canadá, 2016, documentário, 96min. Classificação indicativa livre). De Roger Williams e David McIlvride. No final terá debate com o diretor do longa. Entrada franca.

23.03 DF/Teatro

PLANO PILOTO

Dostoiévski-Trip
CCBB (SCES, Tc. 2; 3108-7600). Hoje, às 19h30. Com direção de Cibele Forjaz, a peça retrata uma viagem pelo universo Dostoiévski com dilemas filosóficos. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 16 anos.

Lágrimas de Guarda-Chuva
Funarte (Eixo Monumental). Hoje, às 19h. O grupo de teatro Arte & Fato comemora 30 anos de carreira e traz o espetáculo Lágrimas de Guarda-Chuva, dirigido por Danilo Alencar, que fala sobre as  relações humanas no mundo atual. Entrada franca. Não recomendado para menores de 12 anos.

O Imortal
CCBB (SCES, Tc. 2). Hoje, às 20h. Baseado no conto de Jorge Luis Borges, o monólogo é dirigido pelo Irmãos Guimarães e estrelado por Gisele Fróes. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 12 anos.

Ovelha Dolly
Teatro Sesc Ary Barroso (504 Sul). Hoje, às 20h. O monólogo faz parte do Festival Cena 1, que homenageia o mês das mulheres. Entrada franca. Não recomendado para menores de 16 anos.

TAGUATINGA

O Romance do Vaqueiro Benedito
Teatro Sesc Paulo Autran (CNB 12 AE 2/3, Taguatinga Norte). Hoje, às 19h. No espetáculo de boneco criado por Chico Simões, os personagens Benedito, Margarida e o boi Estrela fogem da fazenda do Capitão João Redondo e vão para a cidade grande. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Storie di Pulcinella
Teatro Sesc Paulo Autran (CNB 12 AE 2/3, Taguatinga Norte). Hoje, às 20h30. Com direção de Bruno Leono, o espetáculo faz parte do festival Bonecos de Todo Mundo. Entrada franca. Classificação indicativa livre.


.





♫______









sábado ... 24
.
.
24.03 DF/ Cinema para deficientes visuais
O Visão Institutos Oftalmológicos, em parceria com o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), realiza em 24 de março, às 14h30, a 2ª edição do Visão Inclusiva, uma sessão gratuita de cinema com audiodescrição para deficientes visuais. O filme Cazuza – O tempo não para será exibido na sala de cinema do CCBB.
.
24 a 25.03 AL/ CESMAC/ Quilombolas de Inhapi e NAFRI - Cesmac
Atividade reforça a importância da abertura do diálogo com essas comunidades.
As comunidades quilombolas de Inhapi, Balde e Aguadinha, e o Núcleo Acadêmico Afro Indígena (NAFRI - Cesmac), participarão de uma reunião para discutir o processo de registro e reconhecimento étnico.



.




 




domingo ... 25
.
.
.


.

 


  



     



... em  V O G A: 


.
.
Até  23.03 DF/ Brasília recebe o 8º Fórum Mundial da Água
.

MARÇO/18  DF/ UDF oferece novo curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho
.

Até 31.03 SP/ 10ª edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical
O festival acontece de 14 a 24 de ju​n​ho em São Paulo.
.
Até  12.06 DF/ Conferências no Museu Nacional promovem reflexão sobre o Brasil do século XXI
# Diálogos Contemporâneos discute a sociedade brasileira atual considerando o contexto histórico, social, político e cultural;
# Entre os palestrantes estão a filósofa e escritora Márcia Tiburi, o sociólogo Jessé de Souza, a liderança indígena Célia Xakriabá, a poetisa e psicanalista Viviane Mosé e o professor Vladimir Safatle
O que esperar do Brasil do futuro? Quais os obstáculos para se criar um país mais inclusivo, que respeite as diferenças e onde todos tenham acesso à educação de qualidade? Como lidar com a solidão nas grandes cidades e frear o avanço da depressão na população brasileira?
Por meio de uma série de dez conferências, os Diálogos Contemporâneos buscam debater essas e outras questões que envolvem a complexidade, os problemas e a diversidade do Brasil atual. O evento será realizado Museu Nacional de Brasília, entre 13 de março e 12 de junho. Algumas das palestras serão realizadas, também, na Universidade de Brasília (UnB). A entrada é franca e sujeita à lotação.





                                                                  






 __  _  




  





.
PROGRAMAÇÃO TEATRO DEODORO 2017

Apresentações  da 18ª edição do Teatro Deodoro é o Maior Barato
        
.
.








Saiba mais:
http://df.divirtasemais.com.br/ - CORREIO BRAZILIENSE
.

         





 

.
Exposição de Arte

.
.
Até 16.03 GO/ Exposição Na Angola tem: Memórias e Cantos do Moçambique do Tonho Pretinho, que reúne fotografias de Marcelo Feijó.
.

Até  01.04 DF/ Exposição Entre Rios Entre Nós - BORDADOS EM AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS do Grupo Matizes Dumont  no MUSEU NACIONAL DA REPÚTLICA
.
Até  04.04 DF/ STJ/ Exposição “Natureza na Arte”, de Ana Olivier.
.
Até 21.04 DF/ MUSEU NACIONAL apresenta Exposição Voo Livre de  Sonnia Guerra
.







EM GOIÂNIA:


-_
.




“INOVAR É SONHAR”




___








.
Vivencie BSB, GYN &AL
.
www.encontroculturaldf.blogspot.com
.
  

"As pessoas esquecerão o que você disse, esquecerão o que você fez, mas nunca esquecerão o que você as fez sentir."
Maya Angelou
.




Está por vir  em Brasília, Goiás e Alagoas …
♪ _   

___          _____




.
26.03 AL/ MPE/ Formação em Educação em Direitos Humanos - Organizado por Fale, Educação
.
27.03 DF/ UNB/ DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS apresenta Conferência e Debate com Célia Xakriabá na UnB
Brasília está sediando, de Março a Junho, o ciclo de debates "Diálogos Contemporâneos", com grandes personalidades, intelectuais e pesquisadores da atualidade. Entre os objetivos está o de refletir sobre o século XXI e sobre o País na perspectiva do desenvolvimento e seu contexto histórico, social, político e cultural.
.
28.03 a 26.05 DF/ LIVRARIA SEBINHO/
Curso de literatura
O curso propõe uma reflexão sobre o Brasil, seus homens, suas mulheres, seus espaços e suas lutas, partindo da leitura de contos, poemas e outros textos de Machado de Assis e analisando o eco de suas ideias nos dias de hoje. Americanas, “O caso da vara”, “Pai contra mãe”, Memórias póstumas de Brás Cubas, “O enfermeiro” e “Um homem célebre” são alguns dos textos de Machado de Assis que servirão de base para o doutorando em Literatura e Práticas Sociais, André Aires, apontar e discutir um pouco da visão do autor fluminense sobre o Brasil..
.
29.03 DF/ UnB/ Clube de Leitura da Biblioteca Central (BCE) se reunirá no dia 29 de março, às 12h, para debater a obra A bibliotecária de Auschwitz, de Antônio G. Iturbe.
.
04 a 08.04 DF/ 10º Salão do Artesanato que acontecerá em Brasília (DF)
.
05.04, 03.05 e 07.06 PE/ Espaço de Prosa - Grupo de leitura e discussão
 Organizado por Lugar Psicanalítico - Consultório de Psicologia e Psicanálise
Grupo de leitura e discussão teórica sobre o livro: Para compreender a criança - chaves psicanalíticas, do autor Alfredo Jerusalinsky.
O referido livro ao qual dedicaremos nossa atenção e estudo, mensalmente, a partir do mês de abril, é embasado por teorias freudianas e lacanianas, onde o autor, através de exemplos de sua prática analítica, nos possibilita articular a teoria que se presentifica no comportamento atual da criança em forma de sintoma.
.
07.04 DF/ BAILE DO CAFÉ OCUPA O CONIC/
Marcelo Café comemora 45 anos de idade e 20 de carreira. O evento ocorrerá no Conic, consolidado espaço cultural de Brasília, no restaurante Thainá. O “Baile de aniversário do Café” será no dia 7 de abril e tem por objetivo celebrar as cores, os ritmos, e fomentar a ocupação do CONIC com cultura, arte e diversão.
O artista receberá músicos consagrados na capital numa grande festa! As bandas “Filhas de Oyá”, “Nota Preta Funklub”, “Caco de Cuia” e “DJ Kazuza” vão contribuir com uma mistura de ritmos como o samba rock, o samba, o forró e o coco com esse baile, que começará a partir das 17 horas do sábado.

09.04 DF/ Lançamento do livro ''Transformando Motivação em Hábito'' - LIVRARIA CULTURA - SHOPPING CENTER IGUATEMI
.
21.04 DF/ FUNARTE/  Hermeto Pascoal & Grupo em Brasília - Festival República Blues.
.
24 a 27.04 GO/PUC/ IX Congresso Internacional em Ciências da Religião
.
24.04 DF / Filme livre
A Mostra do Filme Livre (MFL), anunciou a seleção de filmes deste ano. Patrocinada pelo Banco do Brasil, a mostra chega a Brasília em 24 de abril. A maioria dos filmes são produções livres, independentes, uma vez que 70% deles foram realizados sem patrocínios, sem uso de leis de incentivo ou editais. Serão exibidas 200 películas, entre selecionados e convidados, curtas e longas de todo o Brasil. Além das sessões, estão previstos diversos debates e também o curso cinema e memória, ministrado por Hernani Heffner. A lista completa de filmes e outras informações do evento estão em www.mostralivre.com. A entrada é franca.

17 a 20.04 RS/ ABENS/ Congresso Brasileiro de Energia Solar (CBENS).
Evento técnico-científico mais importante do Brasil na área de tecnologias de conversão de energia solar e inclui outras alternativas de fontes renováveis de energia.
.
02.05 GO/ CURSOS DE EXTENSÃO - PUC GOIÁS / INSCRIÇÕES ABERTAS - SUSTENTAÇÃO ORAL JURÍDICA: EM REUNIÕES, AUDIÊNCIAS E TRIBUNAIS
.
07 a 09.05  DF/ UnB/ CONGRESSO
O envio de resumos para o X Congresso Nacional da Associação Brasileira de Ensino do Direito e VII Seminário Nacional de Ensino Jurídico e Formação Docente poderá ser realizado até 11 de março. O evento acontece de 7 a 9 de maio na Faculdade de Direito. Confira as normas para envio de trabalhos no endereço www.abedi.org.
.
09 a 11.05 GO / UEG/ 16ª edição da Feira Agro Centro-Oeste Familiar. Promovida desde o ano 2000, a feira Agro Centro-Oeste Familiar 2018 contará ainda com seminários temáticos e científicos, visitas técnicas, dias de campo, cursos e oficinas, além de apresentações culturais.
.
14.05 AL/ XI Semana Pedagógica Da FACIMA 2018.
Transtornos disruptivos do Controle de Impulsos e da Conduta e o Papel do Educador.
.
17 e 18.05 DF/ STJ apresenta II Fórum Aprimore: Competências e Governança de Pessoas ( INSC até 30.04.
A iniciativa busca trazer debates para o Tribunal.
.
03 a 10.06 AL/ Ufal sedia 38º Encontro Nacional de Estudantes de Pedagogia
.
04 a 08.06 SP / XI SEMINÁRIO DO TRABALHO. O Futuro do Trabalho no Século XXI
.
09 a 11.07 DF/ UnB/ CONFERÊNCIA
Associação de Estudos de Timor-Leste
De 9 a 11 de julho, a UnB sedia a primeira Conferência da Associação de Estudos de Timor-Leste, seção Brasil (TLSA-BR). Com o tema Rupturas, Continuidades e Novas Sínteses, o evento deve reunir estudantes e pesquisadores interessados em compreender os processos sociais em curso no país asiático.
.
22 a 28.07 AL/ UFAL/ 70 ª Reunião Anual da SBPC
A Programação Científica do evento será composta por conferências, encontros e sessões especiais, minicursos e a sessão de pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação, SBPC Cultural, SBPC Jovem, ExpoT&C, e o Dia da Família na Ciência.
.
18.08 SP/ 5º CONGRESSO BRASILEIRO DE LIDERANÇA & INOVAÇÃO
 - http://cprhtreinamentos.com/site/5cli-ghr/
.
22 a 22.08 AL/ UFAL/   70ª Reunião Anual da SBPC – SBPC
O evento será realizado de 22 a 28 de julho na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, em Maceió, e terá como tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”
07.09 a 09.12.2018  33ª edição da Bienal de São Paulo.
.
22 a 25.08  GO/PUC/ IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança
.
2019  UFAL sedia em 2019 próximo Congresso da Associação Brasileira de Linguística
.

.
.
 
Envie eventos culturais promovidos em sua comunidade pelo e-mail  edusoares@uol.com.br


.


FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil
   







Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.
.
LITERATURA »
Entre músicas e memórias
No livro de estreia, Olímpio Cruz Neto conta histórias e casos pessoais sobre algumas de suas músicas prediletas
Qual é a playlist de sua vida? Quais obras você incluiria na lista de canções que marcaram sua existência e poderiam ser consideradas a trilha sonora da sua história? Essas perguntas são o ponto de partida de Playlist — Crônicas sentimentais de canções inesquecíveis, primeiro livro do jornalista Olímpio Cruz Neto, recém-lançado e disponível na plataforma digital Amazon. - CORREIO BzB 27.02
.
.
Marcos Fabrício lança quarto livro de poesia
O poeta publica em edição independente e fala de temas universais
O poeta e professor Marcos Fabrício Lopes da SIlva lançOU nesta sexta (16/02)  o livro Aberto pra gente brincar de balanço, uma coletânea que trata de temas como amor, felicidade, esperança, boemia, anarquia e peraltices escritas em versos.
Aberto pra gente brincar de balanço
De  Marcos Fabrício Lopes da SIlva. Publicação independente, 46 páginas. R$ 20 – CORREIO BzB 18.02
.
DF/ Literatura que incomoda
Em novo livro, Luiz Ruffato escreve contos que falam de um Brasil imaginário, porém muito real. Autor acredita que a situação do país piorou muito nos últimos cinco anos.
A cidade dorme
De Luiz Ruffato. Companhia das Letras, 128 páginas. R$ 39,90 - CORREIO BzB 20.02
.
Contos peculiares
Pernambucano radicado no Rio de Janeiro, o escritor Fabiano Costa Coelho está em Brasília hoje para lançar Minha mãe e outras mulheres, livro de contos povoado por personagens peculiares. Uma empregada que tem sonhos eróticos com o patrão, um imigrante preso em uma conversa surreal nos confins dos Estados Unidos, uma carta com conselhos sexuais dirigidos a um professor de Oxford, o repertório do autor é vasto e a narrativa, direta. Fabiano também é autor do romance O lume e o agreste, que tem o sertão como cenário e foi finalista do Prêmio Sesc de Literatura. Minha mãe e outras mulheres (Confraria do vento, 168 páginas) será lançado hoje, às 18h, no Ernesto Cafés Especiais (SCLS 115, Bloco C) e custa R$ 47.


Música e solidariedade
Vários artistas da cidade participam  hoje, a partir das 20h30, no Feitiço Mineiro,  de um show beneficente, com renda revertida para o músico, compositor e arranjador Gê Mendonça, que enfrenta delicado tratamento de radiologia. Pelo palco do bar  e restaurante da 306 Norte vão passar, entre outros, José Cabrera, Zambinha, Agilson Alcântara, Salomão de Pádua, Nilson Lima, Célia Porto, Célia Rabelo, Lúcia de Maria e os grupos Bahrixoon e Caminhos do Brasil. Humbertp Macêdo e Ruy Godinho são os apresentadores.
.


DF/ Projetos culturais
O projeto Ideia prática vai ensinar, em oficinas gratuitas entre fevereiro e abril, as principais técnicas, diretrizes e processos para elaboração e gerenciamento de projetos culturais. Com a participação de profissionais qualificados, os cursos são abertos à comunidade e os interessados em alinhar o conceito à prática. Locais: Vicente Pires, Taguatinga e Guará. Informações sobre datas e inscrições: www. photoagencia.com.br/ideiapratica.
.
DF/ LITERATURA »
A poesia de Ceilândia resiste
A atriz e escritora Lilia Diniz: reduto da cultura nordestina
Com o multiculturalismo, a diversidade gastronômica, o sotaque predominantemente nordestino e a multiplicidade de feiras,  Ceilândia é fonte de inspiração para os poetas. “Ceilândia, é plural, é lugar da diversidade e do acolhimento”, comenta a poeta Meimei Bastos. - CORREIO BzB 28.02
.

O Brasil em três momentos
Para filósofo Eduardo Jardim, que acaba de lançar livro sobre três épocas culturais e seus diálogos com o contexto social e político, os grandes movimentos de ideias e de arte rarearam desde os anos 1970 - CORREIO BzB 01.02
.

O Brasil em três momentos
Para filósofo Eduardo Jardim, que acaba de lançar livro sobre três épocas culturais e seus diálogos com o contexto social e político, os grandes movimentos de ideias e de arte rarearam desde os anos 1970 - CORREIO BsB 31.01

AL/ UNIT/ Coordenador da pós-graduação lança livro sobre Genética Forense
Dr. Marek Henryque Ferreira teve o apoio de uma editora alemã para publicação da obra
.
Goiás pede direcionamento de verba para construção de novo Semiaberto sem licitação  - O POPULAR 09.01
.
ELEIÇÕES »
Vividos, engajados, politizados e filiados
Dados do TSE revelam que 13,1% dos eleitores com mais de 70 anos são vinculados a um partido - índice acima da média da população: 8,2%.  - CORREIO BzB 14.01
.
DF/ Música
Clube do Choro Convida
Clube do Choro (Eixo Monumental). Hoje, às 21h. Show com Dhi Ribeiro. Ingressos: R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira). Não recomendado para menores de 14 anos.

DF/ UNICEUB/ Mais de 75 mil brasileiros se afastaram do trabalho por causa da depressão
Em 2016, o Brasil mostrou um crescimento aproximado de 16,58% de empregados afastados pelo INSS por depressão em relação a 2015. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou o país como o mais deprimido das Américas.
Em aspectos menos prejudiciais da depressão, mas que podem se agravar com o tempo, os empregados começam a apresentar desinteresse pelas atividades, a capacidade de realizar tarefas cotidianamente e perda da concentração. - UNICEUB.br 18.12
.




 _____

.


.

  
.

Leia mais sobre Brasília www.acontecendodfdoedu.blogspot.com

www.amanhadfdoedu.blogspot.com

.



 .   
.



“Muito grave a situação da ciência e tecnologia e das universidades públicas do país”  em carta aberta   encaminhada  ao Presidente da República pela ABRUEM e oito entidades  representativas de comunidades científicas, tecnológicas e acadêmicas e dos sistemas estaduais de ciência, inovação e ensino superior onde reivindicam solução urgente para crise do ensino superior. -  UEG 29.11

.
" Brasil é o país mais perigoso do mundo para ativistas do meio ambiente, indígenas e trabalhadores rurais " ANISTIA INTERNACIONAL  05.12



     



Inovar é quebrar a rotina






FACEBOOK:

facebook.com/cultura.literamar.eduardojorge.brasil
   





Manchetes
(principais jornais do Brasil)
.

.
'Arábia' é escolhido o melhor filme do 50° Festival de Brasília
Dirigido por Affonso Uchoa e João Dumans, o longa também levou os prêmios de melhor ator, melhor montagem, melhor trilha sonora e o prêmio do júri da crítica - FOLHA SP 25.09
.
Manuel da Costa Pinto: Livro explora as montagens do utópico Théatre du Soleil
O Théatre du Soleil - Os Primeiros Cinquenta Anos. Autora: Béatrice Picon-Vallin. Tradução: J. Guinsburg. Editora: Perspectiva/Sesc  - FOLHA SP 24.09
.
Equipamento ajudará astronautas a remover lixo espacial ao redor da Terra
O equipamento usa tecnologia inspirada na pata da lagartixa para prender e mover objetos.
O dispositivo usa um adesivo inspirado na pata de lagartixas, que conseguem aderir a praticamente qualquer superfície, mesmo contra a gravidade. Ele tem estruturas microscópicas, que criam uma atração entre as moléculas da superfície e as do adesivo, chamada de força de Van der Waals. A fita é capaz de grudar em qualquer tipo de material com uma pressão extremamente pequena, algo essencial para a captura de objetos em um ambiente de gravidade zero. - CORREIO 03.07.17





 _____

.



.

  
.

Leia mais sobre Brasília



.
"Declaração da falência do Estado, de inviabilidade do futuro e de incapacidade da sociedade de encontrar saídas racionais”, diz o jornalista Leonardo Sakamoto. Sobre redução da maioridade - BRASIL 247.com 03.01
.

.
 " A crise financeira e institucional faz com que a sociedade perca a referência do público, o que favorece a atuação da Igreja Evangélica em articulação com o empresariado", afirma Clarice Gurgel, cientista política -  CARTA CAPITAL 13.01

" ESQUERDA DEVE DIALOGAR COM O ‘SUBPROLETARIADO’ ", diz a  filósofa e professora emérita da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, Marilena Chauí, que defende aproximação dos movimentos de esquerda com a nova classe trabalhadora, que surge sobretudo da precarização do trabalho pela perda dos direitos trabalhistas e dos programas sociais. BRASIL 247 12.01



.
" Nós não suportamos mais essa situação de uma elite privilegiada de políticos fazer e desfazer, se considerar imune, acima da lei, e mandar neste país”  - José Galló, presidente da Renner - CORREIO BzB 19.01
.
“ A maior desgraça de uma nação pobre é que, em vez de produzir riqueza, produz ricos.. ”   - por Mia Couto, in ‘Pensatempos’ -  REVISTAPAZES.COM 13.02. 2018
.
" São demasiado pobres os nossos ricos" - por Mia Couto, in ‘Pensatempos’ - REVISTAPAZES.COM
.
“A palavra real nunca é suave.”
Oriles Fontela




 .   
.

.
.







     



Inovar é quebrar a rotina




Nenhum comentário:

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++✈ ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++...